Institucional

voltar

História da Sicredi Serrana RS

A Sicredi Serrana RS está presente e consolida a marca SICREDI na região serrana do Estado. Conforme seu Estatuto Social, a área de atuação compreende os 23 municípios: Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Veranópolis, Vila Flores e Tupandi.

Atuar em todos estes municípios, através de seus 29 pontos de atendimento, é resultado da expansão e crescimento que foi acontecendo ao longo de sua história.

Ao mesmo tempo em que se consolida na região, a Sicredi Serrana RS é solidária e compartilha sua história com as demais cooperativas integrantes do SICREDI. O SISTEMA DE CRÉDITO COOPERATIVO cuja história remonta à retomada do cooperativismo de crédito desde a fundação da COCECRER, hoje, Central SICREDI Sul.

Por esta integração, a história da Sicredi Serrana RS desfruta da história do SICREDI, se beneficiando do crescimento, expansão e parcerias sistêmicas. Ao mesmo tempo em que, ela mesma, tem sido colaboradora eficaz na geração de valor ao Sistema SICREDI.

No limiar desta história, início da década de 1980, Dirigentes, Diretores e Associados da Cooperativa Santa Clara experimentavam o cenário econômico comum às demais regiões do Rio Grande do Sul. Este contexto impulsionava a necessidade de empreender coletivamente, constituindo cooperativas de crédito para atender as necessidades dos agricultores em face da retirada do Estado no financiamento agrícola.

Alinhada à tendência e às ações concretas da retomada do cooperativismo de crédito, nascia a aspiração, o fomento e o apoio para a constituição de uma cooperativa de crédito como instrumento de organização econômica da sociedade.

O estudo de viabilidade para implantação esteve amparado em seminários e cursos sobre o tema e por visitas técnicas a cooperativas de crédito já constituídas. Destaque para a COCECRER – Cooperativa Central de Crédito Rural do Rio Grande do Sul – que deu a orientação operacional e jurídica para a constituição e o início das atividades.

Como resultado deste tempo de elaboração e trabalho, nasceu a COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL DE CARLOS BARBOSA – CREDICLARA – cujo nome compreende a expressão CREDI acrescido do nome da Cooperativa de Produção a que estava vinculada, a Cooperativa Santa Clara.

Alguns trechos de sua Ata de Constituição resgatam o espírito e o contexto da época:"Aos trinta dias do mês de outubro de mil novecentos e oitenta e cinco, às quatorze horas e trinta minutos, na Sala de Reuniões da Cooperativa Santa Clara, nesta cidade de Carlos Barbosa, (...), reuniram-se com o propósito de fundar uma cooperativa de crédito rural, nos termos da legislação vigente, os produtores rurais (...) devidamente qualificados no final desta ata (...). O Coordenador da Comissão Organizadora, composta pelos senhores Aldo Zilio, Aristides Colombo e Lívio Manica, após verificar o comparecimento de número legal de interessados, deu por abertos os trabalhos da reunião e convidou a todos os membros da Comissão para comparecerem à mesa, bem como os Senhores Dr. Mario Kruel Guimarães e Dr. Marcos Ferreira.

"A seguir, o Coordenador, Sr. Aldo Zilio, explicou os objetivos da reunião e justificou, (...), a importância do cooperativismo de crédito rural, na forma como estava sendo reorganizado no Rio Grande do Sul, (...). Indagou, (...), se os presentes estavam dispostos a participar, como sócio fundadores, da constituição de uma cooperativa de crédito rural (...) nos moldes das cooperativas de crédito rural já existentes integrantes do SICREDI – SISTEMA DE CRÉDITO RURAL COOPERATIVO DO RIO GRANDE DO SUL, tendo recebido manifestação favorável unânime da Assembleia".

Após discussão e aprovação de cada artigo do Estatuto Social e da eleição, por voto secreto, dos membros dos órgãos sociais, a ata restou assinada conforme segue:

DIRETOR PRESIDENTE:

- Aldo Zilio


DIRETOR ADMINISTRATIVO:

- Aristides Colombo


DIRETOR DE CRÉDITO RURAL:

- Delfino Cichelero


CONSELHEIROS DE ADMINISTRAÇÃO:

- Aloysio Thums

- Ivo Canal

- Ubaldo Baldasso

 
CONSELHEIROS FISCAIS:

- Flávio Basso

- Fridolino Sipp

- Severino Camilo


CONSELHEIROS FISCAIS SUPLENTES:

- João Marcos Gespan

- Livio Manica

- Nestor Baldasso


DEMAIS SÓCIOS FUNDADORES:

- Alberto Simon

- Antonio Denicol

- Armindo Fiorotto

- Aurélio Cichelero

- Celestino Zarpelon

- Eugênio Gallina

- Gildo Luiz Dalcin

- Herculis Debiazi

- Honório Danielli

- Ivo Zanuz

- Oreste Maffasioli

- Rogério Bruno Sauthier

- Silvio Antônio Gedoz

Em parecer da COCECRER-RS ao BANCO NACIONAL DE CRÉDITO COOPERATIVO (BNCC), datado de 18 de novembro de 1985, seu Diretor Presidente, Dr. Mario Kruel Guimarães, preconizava: “Não temos dúvida em afirmar que a CREDICLARA será uma das cooperativas de crédito rural do Rio Grande do Sul com mais possibilidades de total sucesso”, enumerando 07 boas razões para isso.

O capital inicial integralizado junto ao Banco Central do Brasil foi de Duzentos Mil Cruzeiros, correspondendo a Oito Mil Cruzeiros a cada um de seus 25 sócios fundadores.

Desta história da Sicredi Serrana RS, plenamente elaborada e construída por muitas mãos, destacam-se alguns de seus momentos relevantes:

 

1985 – Assembleia de Constituição

1986 – Início das atividades

1988 – Contratação do primeiro funcionário pelo regime da CLT, até então todos eram cedidos pela Cooperativa Santa Clara.

1994 – Aprovação, em Assembleia Geral, da cooperativa como acionista no capital social de Instituição Financeira, ao ser criado o “Banco Cooperativo Sicredi”.

1995 – Alteração do nome fantasia para Sicredi Carlos Barbosa e início de sua expansão regional.

2000 – Alteração do nome fantasia para Sicredi Serrana RS.

2006 – Transformação para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados.

2009 – Constituição da Superintendência Regional.

2010 – Comemoração dos 25 anos de história.

2012 – Realização da primeira assembleia geral por voto delegado.


2015
 – Comemoração dos 30 anos de história.

Informações Gerais

Sicredi Internet

Sicredi Serrana RS


Rua 25 de Setembro, 777 -
CEP 95185000
Centro - Carlos Barbosa - RS


Fone

54 3461 8600

Sicredi Fone


3003 4770


0800 724 4770

SAC Sicredi


0800 724 7220


0800 724 0525

Ouvidoria Sicredi


0800 646 2519