Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Saiba como foi construída a agência Sustentável da Sicredi Serrana

30 de Outubro de 2020

Saiba como foi construída a agência Sustentável da Sicredi Serrana

Aprox. 4 min de leitura

A agência Sustentável da Sicredi Serrana está localizada em Veranópolis, na Palugana. A inauguração será através do YouTube, no dia 19/05, às 19h30.

Como foi a construção da agência?

A construção foi feita a partir de 20 contêineres, sendo planejada para captar água da chuva e gerar sua própria energia elétrica através de sistema fotovoltaico.

Uma das grandes vantagens do projeto é a redução do impacto ambiental. Nesta obra, 95% do material usado na construção foi reciclável e, em caso de reconstruir a agência em outro local 85% do material pode ser reaproveitado.

A agência sustentável constitui-se em um negócio que, além do cuidado com o meio ambiente, é economicamente viável. Nas tabelas abaixo você pode visualizar mais informações sobre ela:

Reaproveitamento de 85% dos materiais utilizados

Obra de caráter progressivo modular

Sem necessidade de fundação

Os contêiners possibilitam um manuseio permanente, o que nos dá a possibilidade de reaproveitar todos os materiais utilizados na construção em outro projeto.

O sistema construtivo estruturado em contêiners em sinergia com os projetos Leed, possibilitam futuras ampliações com o mínimo de custo e transtornos.

Os contêiners possuem um peso específico muito baixo, 4.000 quilos para m² sendo aproximadamente 130 quilos por m² contra 4.000 quilos de alvenaria convencional. Isto possibilita excluir do processo construtivo a etapa de fundação, aumentando significativamente a economia e diminuindo o tempo de obra.


Alta durabilidade e resistência

Obra totalmente sustentável

Conforto superior e fácil manutenção

Os contêiners foram desenvolvidos para serem resistentes a qualquer clima, e suportam sobrecargas de até 210.000 quilos. Todos os materiais que integram o conceito "arquitetura a seco" são industrializados que passam por diversos processos de qualidade.

95% dos materiais utilizados são de caráter reciclável. O altíssimo desempenho de suas paredes e materiais proporcionam uma redução global de quase 60% de energia, tornando o custo de funcionamento do edifício o mais econômico da categoria.

Os materiais de alto desempenho permitem conforto acústico e térmico superior a construção convencional, além de manutenção fácil, rápida e com baixo custo.

 

Compartilhamos abaixo imagens referentes ao projeto da agência:


 

Através desta obra, diminuímos em 50% o consumo de energia elétrica, 80% as emissões de CO₂, redução de 90% de consumo de água e 90% a menos de geração de resíduos sólidos. Esta também é uma forma da Sicredi Serrana incentivar, a partir do exemplo, outras organizações a investirem em projetos dessa natureza. 😉