Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Copom mantém Selic em 2% ao ano

21 de Janeiro de 2021

Copom mantém Selic em 2% ao ano

Aprox. 3 min de leitura

O que muda para o investidor?

O Copom do Banco Central do Brasil (Bacen) manteve a taxa básica de juros em 2% ao ano em sua última reunião realizada nos dias 19 e 20 de janeiro. A decisão vem em linha com as expectativas da área econômica do Sicredi e demais especialistas do mercado.

Quando a taxa de juros chegou nos 2%, em agosto de 2020, o Copom sinalizou que manteria esta taxa por um período. Era o chamado “forward guidance”, que agora foi retirado pelo comitê, que ressalta, porém, que não necessariamente elevará a taxa na próxima reunião. Dependerá de uma análise dos riscos e da inflação, que está “próximo das metas”.

O início do processo de vacinação da Covid-19, a sinalização da manutenção de estímulos fiscais – principalmente nos EUA, são importantes ações para fomentar a recuperação econômica no médio prazo.

Com isso, o mercado projeta uma taxa Selic de 3,25% ao final de 2021. O que muda para o investidor?

O ano de 2020 começou com uma Selic de 4,50% ao ano e finalizou com 2%, uma média de 2,81% nos 12 meses. Em 2021, partimos com uma Selic de 2% e a projeção é de 3,25% em dezembro, o que, conforme a área econômica do Sicredi, sugere uma média de 2,42%, ou seja, a taxa de juros segue baixa, o que reflete principalmente em investimentos de renda fixa.

Diversificar e abrir mão de liquidez são alternativas para um melhor desempenho de sua carteira de investimentos. 

A diversificação (não colocar todos os ovos na mesma cesta) traz potencial de rentabilidade e diminui o risco; e as aplicações com menor liquidez (não ter o recurso disponível a qualquer tempo) podem apresentar uma rentabilidade mais atraente.

O certo é que os novos patamares de taxa de juros no Brasil chegaram para ficar e o investidor precisará cada vez mais de informação, conhecimento e ajuda de especialistas.

Importante lembrar que a distribuição de seus investimentos deve ser feita conforme seu perfil de investidor. Faça sua análise de perfil de investidor (API) no aplicativo, site ou em uma das agências da Sicredi Serrana. Conheça as carteiras recomendadas para cada perfil de investidor e conte com o apoio de nossas equipes. 
 

Sobre a Sicredi Serrana

A Sicredi Serrana é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. A Cooperativa está presente em 23 municípios da Serra Gaúcha e do Vale do Caí, com 32 agências e mais de 123 mil associados. Neste ano, ampliará a sua área de atuação para mais cinco municípios localizados no estado do Espírito Santo. (www.sicrediserrana.com.br).

Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube