Sicredi fica entre os melhores em projeções econômicas no Prêmio Broadcast 2024
15 de Agosto de 2024
Instituição financeira cooperativa ficou em 6º lugar no ranking da Agência Estado, três posições acima do ano passado; este é o quarto ano seguido em que o Sicredi ganha o reconhecimento
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 8 milhões de associados, conquistou nesta terça-feira (13/08) a sexta posição na categoria Top Geral, do Prêmio Broadcast Projeções 2024, subindo três posições em relação ao lugar conquistado na edição de 2023. A categoria Top Geral avalia as projeções considerando sete indicadores econômicos. Esse é o quarto ano consecutivo em que o Sicredi recebe o reconhecimento, o qual destacou as instituições financeiras e consultorias econômicas que mais acertaram as estimativas sobre as variáveis macroeconômicas de 2023.
Na categoria Top Geral, são analisadas as estimativas do IPCA, IGP-M, Selic, câmbio, saldo da balança comercial, relação dívida líquida/PIB e PIB, encaminhadas por mais de 80 diferentes instituições que realizam, periodicamente, projeções de indicadores econômicos. São consideradas na análise as previsões feitas para os seis trimestres subsequentes e para o ano fechado.
“Essa premiação ratifica nosso esforço em trabalhar análises cada vez mais precisas, evoluindo a cada ano, o que contribui para embasar a tomada de decisões, assim como beneficia nossos associados no dia a dia dos seus negócios”, destacou André Nunes de Nunes, economista-chefe do Sicredi, que representou a instituição financeira cooperativa no evento de entrega do prêmio.
A proposta do Prêmio Broadcast Projeções é reconhecer as instituições cujas projeções para os principais indicadores econômicos do país mais se aproximam da realidade, visando estimular uma precisão cada vez maior dos dados. A Agência Estado, por meio de uma metodologia própria, reúne e avalia os dados fornecidos pelas empresas e corretoras inscritas, resultados de suas análises sobre números macroeconômicos.
Neste ano, o evento teve a abertura do CEO da Broadcast, Denis Piovesan, e palestra do diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen. O economista tratou sobre expectativas de inflação no Brasil, cenários nacional e internacional, e indicadores que orientaram a Ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada em 30 e 31 de julho.