Sicredi Serrana inicia construção de sua nova Sede Administrativa

03 de Dezembro de 2024

Sicredi Serrana inicia construção de sua nova Sede Administrativa

min de leitura

Lançamento da pedra fundamental marca início das obras e renova o compromisso da Cooperativa com a comunidade.

Em um evento repleto de emoção e simbolismo, a Sicredi Serrana RS/ES deu início a uma nova etapa de sua história no dia 28 de novembro, com o lançamento da Pedra Fundamental de sua futura Sede Administrativa própria, em Carlos Barbosa. O projeto, que leva a assinatura do Departamento de Arquitetura – DA e será executado pela Andora Construtora, promete transformar a paisagem local e fortalecer ainda mais a presença da cooperativa na região.

O presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, não escondeu sua emoção ao pisar pela primeira vez no local onde a nova Sede será erguida. “Neste solo sagrado, invocamos as bênçãos de Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no Brasil. Esta pedra representa a base para a construção de um grande sonho”, declarou Balbinot, destacando a importância do cooperativismo e a força do coletivo. “É uma obra coletiva, audaciosa e que reflete o que a Sicredi Serrana ainda poderá ser para suas comunidades, aqui no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. Essa casa vai ser um lugar de referência para comunidade, região e país”, complementou.

A prefeita em exercício de Carlos Barbosa, Beatriz Martin Bianco, ressaltou a honra de ter o Sicredi no município. “A Sede será um cartão postal para Carlos Barbosa, um local que as pessoas reconhecerão e apreciarão. O Sicredi inspira, abraça e faz com que todos tenham muita confiança. Parabéns à Andora e ao DA por traduzirem a essência da Sicredi Serrana neste projeto. O município só é grande porque as empresas são grandes. Meu agradecimento em nome de Carlos Barbosa, onde nasceu a Sicredi Serrana”, disse.

Localizada às margens da RS 470, ocupará uma área de 1,3 hectare com 11.856 m² de construção. A estrutura contará com área executiva, centro de eventos, Memorial do Cooperativismo e área de lazer. O investimento total será de R$ 76,5 milhões, com a sede executiva acomodando mais de 250 colaboradores e o centro de eventos com capacidade para até 670 pessoas.

Pautada pela sustentabilidade, a construção buscará certificações internacionais, visando autossuficiência em energia e água. O Diretor de Operações, César Antônio Possamai, destacou que o projeto reflete o propósito da cooperativa e valoriza a comunidade. A previsão é que a nova sede esteja concluída em 2026. A nova estrutura proporcionará as condições ideais para a expansão e evolução contínua da Sicredi Serrana.