Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sicredi Serrana inaugurou agência em conceito sustentável em Veranópolis

20 de Maio de 2021

Sicredi Serrana inaugurou agência em conceito sustentável em Veranópolis

min de leitura

Iniciativa faz parte do escopo de sustentabilidade da instituição financeira cooperativa e visa a continuidade da essência do seu modelo de negócio, gerando valor à comunidade

No dia 19 de maio, entregamos a segunda agência à comunidade de Veranópolis. A primeira na modalidade sustentável que a cooperativa inaugurou em sua área de abrangência.

Ampliar a atuação no município era uma possibilidade que avaliávamos com carinho há algum tempo e que começou a sair do papel em 2019, em razão da aceleração do ritmo de crescimento da cidade e do desejo de manter a atenção, cuidado e qualidade no atendimento aos associados.

Por que uma agência sustentável? Por que em Veranópolis?

A inovação, que está presente na nossa essência, somada ao propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”, foram as sementes que fizeram brotar o projeto de sustentabilidade na cooperativa, através de iniciativas como: a construção de usinas para atender as demandas de energia de suas agências e da sede administrativa, a disponibilidade de linhas de crédito específicas para os associados implementarem energia fotovoltaica, o olhar para oportunidades relacionadas aos recursos hídricos e a agência Sustentável. 

A Sustentável foi construída a partir do conceito de economia verde, que considera o bem-estar social, a redução dos riscos ambientais e a conservação do meio ambiente. E nada melhor do que a “terra da longevidade”, como Veranópolis é reconhecida nacionalmente, para abrigá-la.

Sobre a localização

A segunda casa da Serrana no município tem como endereço a Avenida Osvaldo Aranha, 1486, na Palugana. Para a escolha do local, foram consideradas a capacidade do entorno para absorver o fluxo de uma agência, as condições de acessibilidade para os associados e os impactos na comunidade. Foi uma decisão a muitas mãos, que envolveu a cooperativa, os associados e o poder público, em um movimento conjunto de apoio à revitalização da região.

Conceito sustentável

Obra construída a partir de contêiners refrigerados reciclados

Com 600 m² divididos em dois pisos, a agência Sustentável foi construída a partir de 20 contêiners refrigerados reciclados. A opção por essas estruturas evitou um possível descarte dos contêiners no meio ambiente e dispensou a necessidade de construção da fundação da obra, reduzindo a geração de resíduos. Além disso, contribuirá para a termoacústica, proporcionando uma diferença de temperatura de 4ºC entre os ambientes interno e externo, bem como uma diminuição de captação de ruídos da rua em 30%.

Outro item relevante para o conforto térmico e para a diminuição do nível de ruído no interior do prédio é o telhado verde de 115 m². Ele também contribui com o aumento da umidade relativa do ar e a redução da poluição ambiental por absorver gases de efeito estufa.

Design bioclimático e sistema de ar

O design bioclimático da Sustentável, que considera a sinergia entre o prédio, a qualidade de vida dos seus ocupantes e o respeito ao meio ambiente, tem mecanismos de ventilação e de iluminação predial que mantêm o aquecimento interno nos dias frios e o resfriamento nos dias quentes.

O sistema de climatização é do tipo VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável), oferecendo as vantagens do controle independente de temperatura em cada ambiente, proporcionando conforto térmico e redução do consumo de energia. Além disso, conta com tecnologia de renovação e filtragem de ar a cada três horas.

Sustentabilidade e eficiência em energia e iluminação

O telhado possui 230 m² de painéis fotovoltaicos que geram a energia limpa necessária para abastecer a agência Sustentável.

Além disso, o prédio conta com iluminação eficiente, que possibilita controlar a intensidade da claridade interna de acordo com as necessidades dos usuários e da disponibilização de luz natural. Há sensores de presença nas áreas de circulação, evitando o desperdício de energia nos momentos em que não houver pessoas ocupando os espaços.

As lâmpadas do tipo LED reduzem o consumo de energia, possuem longa vida útil e contam com descarte simplificado, por não possuírem em sua composição metais pesados e mercúrio.

Todos os equipamentos eletrônicos adquiridos para a Sustentável contam com o selo Procel de eficiência energética, também no sentido de redução do consumo de energia.

Ambiente externo

Na área externa, são 15 vagas de estacionamento e 30 m² dedicados à acomodação de bicicletas, incentivando a adoção de um novo conceito de mobilidade urbana.

No jardim, optou-se pela incorporação de características da natureza à obra. Neste sentido, foram escolhidas também plantas de flora local: macieiras, em homenagem ao município de Veranópolis, reconhecido como o berço nacional da maçã.

Uso consciente dos recursos hídricos

As biovaletas e o piso drenante externos são capazes de absorver, limpar e direcionar mais de 80% da água da chuva para um reservatório de 50 mil litros localizado embaixo do bicicletário. Este recurso será reutilizado tanto para a irrigação das plantas quanto para a descarga dos vasos sanitários, o que reduzirá em mais de 70% o consumo de água potável da agência.

Também há medição de água setorizada nas principais unidades do prédio, de forma a otimizar a gestão do consumo e identificar e corrigir eventuais vazamentos com agilidade.

Acessibilidade

A agência Sustentável localiza-se junto ao nível da rua para facilitar o acesso. Também possui elevador para o deslocamento entre os seus dois pisos. Se a preferência for por utilizar a escada, o associado encontrará degraus não muito altos, apoio de corrimão e área de descanso entre os dois lances.

Vale comentar que o elevador é regenerativo, ou seja, sempre que for utilizado gerará energia em uma bateria, reduzindo os gastos de eletricidade em 75%, quando comparado com elevadores tradicionais.

Mobiliário

Todo o mobiliário que faz parte da agência foi produzido com madeira 100% certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council), selo que garante que a sua origem vem do bom manejo florestal.

Madeira plástica, vidros inteligentes, brises-soleil

A estrutura externa conta com brises-soleil, quebra sol em livre tradução, a fim de proteger o interior da incidência direta da radiação solar.

Os vidros são responsivos à iluminação solar e luz artificial, oferecendo conforto visual em razão da redução de até 78% do calor do sol e dos raios UV.

A fachada possui aplicação de madeira plástica e revestimento em ACM - Material Composto de Alumínio, que contribuem para o isolamento acústico e térmico, além de necessitarem de baixa manutenção e possuírem longa durabilidade.

Certificação LEED

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de certificação que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável. A agência Sustentável da Sicredi Serrana está em processo de certificação para obtenção deste selo de reconhecimento internacional de sustentabilidade.

Investimento

A proposta de valor agregada à Sustentável transcende a questão econômica, considerando fatores como o compromisso com a comunidade, a responsabilidade socioambiental, o bem-estar dos colaboradores e dos associados e a mobilização da sociedade para um conceito inovador de construção, no qual eficiência e beleza caminham juntas.

Ser o protagonista de uma obra sustentável é alicerçar a visão no futuro, considerando o retorno econômico próximo ao décimo ano, em virtude dos recursos iniciais que uma construção desta modalidade exige e da economia que gera no longo prazo.

LEIA TAMBÉM

Somos o Sicredi

18 de Março de 2021

Somos o Sicredi