Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Selic em queda e Renda Fixa em alta: entenda esta relação

15 de Maio de 2024

Selic em queda e Renda Fixa em alta: entenda esta relação

Aprox. 2 min de leitura

Saiba as consequências da baixa dos juros e saiba onde aplicar seu dinheiro com segurança e rentabilidade

Queda na Selic? A principal dúvida que pode surgir nesse momento está relacionada a investimentos e rentabilidade. A Renda Fixa com taxas prefixadas é a resposta! Em um cenário de redução da taxa básica de juros, essa modalidade pode ser mais vantajosa e ganhar destaque. Separamos as principais vantagens da Renda Fixa e esclarecemos alguns questionamentos. Confira as dicas da Sicredi Serrana, invista com inteligência e conquiste seus objetivos.

O que significa a queda da Selic?

A queda da taxa Selic refere-se à redução da taxa básica de juros da economia brasileira. A taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e serve como referência. Quando a Selic cai, o Banco Central está reduzindo os juros, o que pode estimular o consumo e o investimento, pois o crédito se torna mais acessível e barato. É uma medida que busca impulsionar a economia. No entanto, a queda da taxa Selic também impacta a rentabilidade de investimentos de Renda Fixa, como poupança e títulos públicos, que tendem a oferecer retornos menores em períodos de juros baixos.

O que é Renda Fixa?

Esta é a modalidade mais procurada por investidores que desejam ter rendimentos mais seguros e estáveis, sem exposição ao risco, ao concentrar segurança, liquidez e rentabilidade média. O funcionamento é fácil: quando o investidor investe em renda fixa, está emprestando dinheiro a uma instituição financeira para que ela possa emprestar a terceiros, com período e condições pré-estabelecidas. Depois deste prazo, a instituição financeira divide a rentabilidade com o investidor, conforme percentual acordado. Quer saber mais sobre Renda Fixa? Preparamos um glossário completo para você. Acesse aqui.

A hora dos prefixados

Agora que você já entendeu o que significa a Selic em baixa, vai gostar de saber quais os investimentos são mais indicados para o momento. Quando os juros estão em queda, os títulos públicos atrelados à Selic, CDI e aplicações em Renda Fixa passam a oferecer remuneração menor. Alguns exemplos: Poupança, títulos do Tesouro Direto, CDBs (Certificado de Depósito Bancário) e outros investimentos em Renda Fixa.

A alternativa está nos investimentos em Renda Fixa com taxas prefixadas. Dessa forma, você sabe exatamente quanto vai ganhar no final do investimento. Além disso, o investidor tem mais segurança e estabilidade, com menor risco em comparação a outros tipos de investimentos, como ações. No Sicredi, você pode encontrar alguns títulos de renda fixa prefixados, como Sicredinvest CDI, CDB Prefixado, LCA Prefixada e LCI Prefixada.

Ficou com alguma dúvida? Venha conferir como a rentabilidade dos investimentos de Renda Fixa é calculada, quais os efeitos do momento atual nesse tipo de produto e como ela pode ser útil para os seus objetivos. Clique aqui