Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

A bandeira tarifária aumentou! E agora?

20 de Julho de 2021

A bandeira tarifária aumentou! E agora?

Aprox. 3 min de leitura

Vamos lá colocar em prática algumas dicas para diminuir o tamanho do susto quando a conta chegar!

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, anunciou um aumento significativo no valor da tarifa da bandeira vermelha 2, uma movimentação que tem relação com a crise hídrica que o Brasil está vivendo.

Com isso, se continuarmos utilizando a mesma energia em nossas casas, por exemplo, a conta de luz virá mais alta. Para manter os valores dentro do orçamento, a única solução é economizar.

Por isso, separamos algumas dicas para você colocar em prática no dia a dia:

Reduza o tempo do banho

O chuveiro é o vilão do consumo de energia. Por mais que os dias frios sejam um convite para banhos mais demorados, a conta de luz só diminuirá se a família reduzir o tempo embaixo dele. Outra dica: ligue o chuveiro somente quando já estiver no banho. Ligá-lo antes para dar uma esquentadinha no box será reflexo de reais a mais na conta de luz.

Não deixe os seus aparelhos em stand by

Quando você não estiver utilizando seus eletrônicos, tire-os da tomada! O modo stand by consome energia e pode fazer diferença no final do mês. Então, lembre-se: desligou a TV? Tire da tomada. Parou de usar a máquina de lavar? Tire da tomada.

Acumule roupas para passar de uma vez

O ferro de passar consome mais energia quando aquecido várias vezes. Por isso, o ideal é acumular todas as roupas que você precisar passar, para que isso seja feito de uma única vez.

Aproveite a luz natural

Mesmo no inverno, temos um período de cerca de 10 horas de luz solar durante o dia. Por isso, aproveite para abrir as janelas e desligar as luzes. Assim, você evita consumir energia sem necessidade.

São dicas simples, para que você e sua família coloquem em prática hoje mesmo! Converse com quem mora com você para que todos estejam combinados.

Ah, aproveite a economia e comece a sua reserva de emergência. Não sabe o que é? Confere aqui.