Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Black Friday 2021: o checklist do consumo consciente

25 de Novembro de 2021

Black Friday 2021: o checklist do consumo consciente

Aprox. 5 min de leitura

Confira se você está preparado para aproveitar as promoções desta data, que promete a maior movimentação do varejo neste ano

A Black Friday 2021 está batendo na porta, e o que já sabemos é que a intenção de compra dos brasileiros aumentou 29% em comparação com o ano passado, segundo a Offerwise - Líder em obtenção de insights na América Latina. 

Por outro lado, uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui 3 meses antes do evento revelou uma baixa confiança do público nas promoções desta data. Sendo assim, a pergunta que não quer calar é: você está preparado para enfrentar a enxurrada de anúncios que vem por aí? 

Para te ajudar com essa dúvida, criamos um checklist com os principais pontos para ter na ponta do lápis na hora de comprar. Confira:

 
1. Planejar antes de comprar 

Planeje a sua compra 

Dessa forma, você poderá aproveitar as melhores promoções em datas comerciais sem comprometer o seu orçamento. É importante definir o que você quer, quanto custa, quanto você consegue poupar por mês e quanto tempo será preciso para guardar o valor total do produto ou serviço que deseja adquirir. Já tinha se planejado para esta Black Friday? Que legal, fique de olho nas nossas dicas e aproveite as promoções! Sentiu que o orçamento pode apertar? Que tal ver as nossas dicas e planejar a sua compra para o próximo ano? :)

Saiba diferenciar o desejo de compra da necessidade

De forma simples, necessidade é algo indispensável para a nossa vida, enquanto desejo é algo que queremos muito ter, mas podemos viver sem. Liste e priorize tudo o que você precisa e/ou deseja comprar. Isso vai te ajudar a ter clareza sobre o que você quer ter (se possível) e o que realmente é indispensável para a sua vida. Dessa forma, você poderá fazer escolhas mais conscientes com base na sua realidade financeira. 

Cuidado com a influência das redes sociais 

Nos últimos anos, as redes sociais assumiram o papel de vitrine para a exposição de produtos e serviços. Tanto os pequenos empreendedores quanto as médias e até grandes marcas conseguem impactar usuários de todos os gostos e tribos com suas publicações. Entenda a importância de saber agir com a razão na hora de tomar decisões na sua vida financeira.   

 
2. Pesquisar e comparar 

Comece a pesquisar e anotar os preços antes 

Assim, você poderá comparar as ofertas da Black Friday com os preços anteriores dos anúncios, para saber se vale mesmo a pena comprar e evitar cair nas promoções que oferecem a “metade do dobro do preço”. :)

#FicaADica: use os comparadores de preço para ficar de olho na diferença entre as lojas virtuais. Os principais são: Zoom, Buscapé, Google Shopping, Pelando, Confie Aqui, JáCotei e Promobit

Outra alternativa para aproveitar as ofertas de preço é procurar em sites de produtos seminovos e marketplaces, como Mercado Livre, Enjoei e OLX.  

 
3. Consumir de forma sustentável 

Pesquise sobre o posicionamento das marcas que pretende comprar 

Fique atento, os sites confiáveis geralmente usam o domínio “.br” e, em alguns casos, o “.com”. Além disso, procure saber o que os clientes estão falando sobre a reputação da marca e experiência de compra na internet e nas redes sociais.  

Verifique se o site ou loja virtual da sua escolha possui um cadeado ou indicação do selo de segurança. Essa é uma garantia a mais de que sua compra é segura. Clique aqui e saiba mais sobre como proteger os seus dados e evitar golpes. 

Doe ou descarte corretamente os itens substituídos 

Grandes empresas e cooperativas costumam ter parcerias com locais de coleta para descarte correto de materiais eletrônicos. Procure se informar nas lojas e sites das marcas que escolheu comprar.  

Você também pode realizar doações através de casas de acolhimento e ONGs, por exemplo, reduzindo a produção de lixo e aumentando a vida útil do produto substituído. 

Procure fortalecer a economia local 

Fique de olho no comércio da sua região. As lojas de bairro e o comércio local também costumam surfar a onda das promoções da Black Friday, fazendo as chamadas queimas de estoque para reposição de produtos, dando lugar nas prateleiras para as novas coleções.  

LEIA TAMBÉM

Incentivo ao consumo local

25 de Julho de 2020

Incentivo ao consumo local