Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Educação Financeira: Sicredi Serrana participou da 8ª Semana ENEF

22 de Novembro de 2021

Educação Financeira: Sicredi Serrana participou da 8ª Semana ENEF

Aprox. 4 min de leitura

De 8 e 14 de novembro, a cooperativa intensificou suas ações voltadas ao tema, buscando ampliar o impacto nas pessoas e comunidades da sua área de atuação

A Sicredi Serrana RS/ES entende que a educação financeira é um elemento fundamental para o bem-estar financeiro e emocional das pessoas, possibilitando a materialização de sonhos e gerando impacto positivo na sociedade. A partir desse pilar, a cooperativa marcou presença na 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), realizada de 8 a 14 de novembro. 

A participação da Sicredi Serrana neste ano foi norteada pelo tema “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera” mote do programa Cooperação na Ponta do Lápis. Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para associados e comunidades locais. Durante sete dias foi possível percorrer o assunto de forma versátil, através de materiais pedagógicos, lives temáticas, atrações interativas e trilhas de conteúdo.  

Para iniciar a Semana ENEF, a cooperativa lançou a Caça ao Tesouro, um projeto criado a partir da intercooperação entre Sicredi Serrana, Sicredi Ouro Branco e Sicredi Integração. O material, distribuído nas escolas integradas ao Cooperação na Ponta do Lápis, consiste em diversas missões para que as crianças possam desenvolver uma vida financeira sustentável. Entre elas está a confecção de um óculos de papel – a ideia é que o estudante passe a usar novas lentes que possibilitam ampliar olhares para o cuidado com o dinheiro. O tesouro encontrado ao final da jornada é um material pedagógico vinculado o conhecimento, o maior tesouro e legado. 

Live com Giane Guerra

A semana foi marcada por um bate-papo sobre educação financeira com a jornalista Giane Guerra. A conversa, realizada na sede em Carlos Barbosa, teve mediação do presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, e do diretor executivo Marcos Antônio Citolin, com transmissão ao vivo pelo YouTube. 

Tendo no currículo diversos prêmios na área econômica, Giane atua no Grupo RBS desde 2001 onde é colunista multimídia de Economia da Rádio Gaúcha, GaúchaZH, Zero Hora, RBS TV e rádio 102.3. Ela, que também é formada em direito e possui MBA e pós-graduação em finanças, falou sobre a sua paixão pela área financeira, compartilhou momentos da sua trajetória profissional e aproveitou para fazer uma avaliação do cenário econômico do Brasil. “A inflação é uma preocupação mundial. No Brasil, a situação é potencializada pelas incertezas, mas com previsão de retomada em 2022. A crise na energia que estamos enfrentando vai acelerar o processo de mudança da nossa matriz energética e pode servir de aprendizado”, afirma. 

Durante a live, Giane destacou o papel das instituições no movimento da educação financeira. “As empresas têm uma capacidade incrível de proporcionar esse ciclo de prosperidade da educação financeira para os seus colaboradores. Dinheiro não pode ser tabu”. Segundo ela, a reserva financeira é prioridade para quem quer se organizar, principalmente após os desafios da pandemia. “A educação financeira é uma semente que pode ser plantada na família. Quando isso ocorre, acontece um círculo virtuoso de aprendizados e mudança. Uma vida financeira organizada é qualidade de vida, é poder fazer escolhas”, destaca.

Você pode rever o bate-papo completo no canal da Sicredi Serrana no YouTube clicando aqui. Para mais dicas sobre educação financeira, entre em contato através de nossos canais digitais, WhatsApp (51) 3358.4770 ou visite uma de nossas agências.