Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Não caia em uma roubada!

07 de Abril de 2021

Não caia em uma roubada!

Aprox. 3 min de leitura

Sicredi Serrana lista cinco dicas para evitar fraudes e golpes em ambientes digitais 

Você provavelmente conhece alguém que já caiu em algum golpe na internet, não é? A proteção dos dados bancários e pessoais é fundamental. E, para garantir o cuidado que essas informações precisam, listamos algumas dicas para evitar fraudes e golpes em ambientes digitais, aumentando sua segurança.

Vamos lá?

Não forneça códigos por telefone

Se ligarem para você solicitando um código recebido por SMS, não forneça e desligue na hora! Golpistas se utilizam dessa forma para clonar seu WhatsApp e solicitar valores a seus familiares e amigos, se passando por você.

Use sempre a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é uma camada adicional de segurança online, em que você precisa fornecer duas formas de autenticação. Uma, geralmente, é sua senha, e a outra, um SMS, ou um e-mail, onde você recebe um código e precisa informá-lo para prosseguir com o login.
Dessa forma, um golpista só conseguiria clonar seu WhatsApp, por exemplo, roubando seu celular, ou solicitando o código por ligação telefônica.
No WhatsApp, é possível habilitar essa função em Configurações > Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas.

Desconfie de promoções imperdíveis

Ao receber anexos por e-mail ou mensagem por WhatsApp, desconfie de promoções com valores extremamente baixos. Tenha cuidado redobrado em páginas desconhecidas ou suspeitas (observe sempre o link).

Evite se conectar em redes Wi-fi públicas

Dê preferência para conexões seguras (redes wi-fi com senha), principalmente se for efetuar alguma transação financeira no aplicativo da sua instituição financeira.

Redes públicas são oportunidades para hackers, pois permitem que eles tenham acesso ilimitado a dispositivos desprotegidos na mesma rede.

Cuidado com boletos falsos

Opte por pagar o boleto utilizando o leitor do código de barras disponível no aplicativo. E, ao realizar a leitura, verifique se o nome do beneficiário é realmente da empresa/pessoa contratada.

Se precisar emitir uma segunda via do boleto, faça o download do mesmo no site da empresa credora, utilizando uma conexão segura. 

Em caso de suspeita, sempre entre em contato com a empresa para confirmar a legitimidade do boleto.

Cuidado nunca é demais! Pratique as nossas dicas para evitar cair em golpes ou fraudes em ambientes digitais.

Se tiver alguma dúvida, conte com a Sicredi Serrana. Confira os telefones e endereços das agências clicando aqui.

Acompanhe a Sicredi Serrana nas redes sociais: