Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

PIX – Você sabe o que é e como funciona?

21 de Janeiro de 2021

PIX – Você sabe o que é e como funciona?

Aprox. 5 min de leitura

Desde novembro de 2020, o Pix passou a fazer parte das nossas vidas, mudando a forma de pagar e receber. Sem custo para a pessoa física e com muito mais rapidez e praticidade nas transações, ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em finais de semana e feriados. Bom, né?!

Mas afinal, o que é o Pix e qual o seu objetivo?

O Pix foi criado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e é uma forma de pagamento instantâneo. Através do celular ou computador, é possível realizar transferências de valores entre pessoas ou empresas de diferentes instituições financeiras em poucos segundos.
O objetivo do Pix é ser uma opção segura, rápida e barata de transferência para quem utiliza os meios tradicionais (TED e DOC), sem precisar ter em mãos os dados bancários do destinatário, como banco, agência, conta, nome e CPF/CNPJ. Agora, é necessária somente a chave do Pix. Para isso, tanto o pagador quanto o recebedor do valor devem ter uma conta em uma instituição financeira que ofereça o Pix.

O que são as chaves?

As chaves do Pix são recomendadas pelo Bacen para uma melhor experiência de uso. Elas funcionam como apelidos para a sua conta. Você pode adicionar quatro tipos de chaves para uma conta, que podem ser:

  1. CPF ou CNPJ;
  2. Número de telefone celular;
  3. E-mail;
  4. Chave aleatória, que são números e letras geradas automaticamente pela instituição financeira.

Para pessoas físicas, é possível cadastrar até cinco chaves para uma mesma conta, já para pessoas jurídicas, até 20. 

Se você possui conta corrente em mais de uma instituição financeira, cada uma pode ter uma ou mais chaves. Não existe um limite, porém não é possível registrar a mesma chave para mais de uma instituição financeira.

Vamos a um exemplo: suponhamos que você tenha registrado como chave Pix o seu CPF na instituição financeira “X”, terá que escolher outra opção de chave (que pode ser o número do celular, o e-mail ou chave aleatória) para cadastrar o Pix no banco “Y”.

A partir do Pix, quando alguém desejar transferir um valor para você, não será mais necessário informar todos os dados bancários, somente a chave do Pix. É a facilidade, segurança e agilidade fazendo parte da sua vida financeira!

Como fazer um Pix?

Existe mais de uma forma de realizar ou receber uma transferência pelo Pix:

  1. Chave Pix: no aplicativo do seu banco/IF, busque por Pix, preencha a chave do destinatário, o valor e transfira.
  2. QR Code ou código: você pode gerar um QR Code ou um código com ou sem valor específico no aplicativo do seu banco/IF e compartilhar com quem irá lhe pagar. O pagador acessa o aplicativo do banco/IF, lê o QR Code ou cola o código e realiza o pagamento.
  3. Por QR Code estático: além disso, as pessoas jurídicas podem gerar um QR Code sem valor, que pode ser exposto em estabelecimentos comerciais para oferecer mais uma forma de pagamento aos seus clientes.
  4. Com dados bancários: caso o destinatário não tenha uma chave do Pix cadastrada, você pode informar os dados bancários e a transferência será feita da mesma forma, como uma TED ou DOC.

Existe um limite para transferir via Pix?

Conforme a instituição, podem existir limites de valores para as transações, porém essa não é uma regra do Bacen.
Na Sicredi Serrana, o limite varia conforme a titularidade da transferência. Para saber mais, você pode conversar com o seu gerente.

Você ainda não cadastrou sua chave Pix? 

Tudo indica que o Pix veio pra ficar! Em dezembro de 2020, ele já representava 30% do meio de transação entre diferentes bancos, movimentando mais de R$83 bilhões, com 46,4 milhões de pessoas físicas e 3 milhões de empresas com chaves cadastradas. 

Se você é associado da Sicredi Serrana, cadastre as suas chaves Pix através do aplicativo. Agora que você já sabe tudo sobre essa nova forma de pagamento, comece a utilizá-la! Ela trará muito mais segurança para as suas transações de uma forma prática e rápida! 😊

Se tiver alguma dúvida, procure a agência da Sicredi Serrana mais próxima de você!

Fonte: https://gizmodo.uol.com.br/pix-banco-central-um-mes-depois-lancamento/

 

Sobre a Sicredi Serrana

A Sicredi Serrana é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. A Cooperativa está presente em 23 municípios da Serra Gaúcha e do Vale do Caí, com 32 agências e mais de 123 mil associados. Neste ano, ampliará a sua área de atuação para mais cinco municípios localizados no estado do Espírito Santo. (www.sicrediserrana.com.br).

Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube