Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Saque extraordinário do FGTS: quando vale a pena sacar?

19 de Maio de 2022

Saque extraordinário do FGTS: quando vale a pena sacar?

Aprox. 3 min de leitura

Quem possui saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderá resgatar o crédito de até R$ 1 mil. O saque extraordinário ocorre de acordo com a data de aniversário do contribuinte, podendo ser resgatado até 15 de dezembro de 2022. Os trabalhadores não são obrigados a movimentar o saldo, mas muita gente aguarda por esse dinheiro. A Sicredi Serrana RS/ES orienta quando vale a pena sacar e as possibilidades para quem decidir utilizar o valor.  

Pagar dívidas

As dívidas custam caro e geralmente são acompanhadas de taxas muito altas. Para quem precisa organizar as finanças, o saque pode significar um alívio nas contas. Antes de utilizar, faça um levantamento das suas dívidas e comece por aquelas com maiores juros e maiores valores.

Aliviar o orçamento

Mesmo com as contas em dia, o orçamento pode estar apertado. Nesse caso, o saque pode evitar que você caia no endividamento. Tente se organizar!

Reserva de emergência

Se as contas estão em dia e o orçamento mais equilibrado, o saque pode ajudar você a iniciar a sua reserva de emergência. Dessa forma você fica mais preparado para os imprevistos que podem surgir, sem comprometer a saúde financeira.

Pensamento a longo prazo

O saque emergencial pode ser uma oportunidade para quem quer começar a investir, já que o FGTS rende aproximadamente 3% mais a taxa referencial (TR). Aplicando o valor na poupança, que rende cerca de 6% mais a TR, você dá o primeiro passo para criar o hábito de investir todos os meses.

Aprimore seus investimentos

Se você já tem um perfil investidor, pode aproveitar o dinheiro em outros investimentos e variar as aplicações. O principal benefício de diversificar é não concentrar seus investimentos em uma única estratégia. Isso se traduz em proteção no curto prazo e em aumento de rentabilidade no longo prazo.

Consumo consciente

As contas estão em dia e a reserva de emergência está separada? Você pode pensar em utilizar o valor para consumo ou antecipar uma meta. Prefira comprar produtos que garantam desconto à vista, agindo com consciência e responsabilidade. 

Com essas dicas, você consegue manter a sua saúde financeira. Se você precisar de um apoio nessa organização, conte com a Sicredi Serrana através de nossos canais digitais, WhatsApp (51) 3358.4770 ou na agência mais próxima.