Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sicredi Serrana amplia área de atuação para o Espírito Santo

04 de Novembro de 2020

Sicredi Serrana amplia área de atuação para o Espírito Santo

Aprox. 10 min de leitura

Objetivo é abrir três agências - em Vitória, Vila Velha e Serra – ainda no segundo semestre de 2021

Com uma trajetória de 35 anos marcada por importantes conquistas e referência consolidada na Serra Gaúcha e Vale do Caí, a Sicredi Serrana assume um novo desafio visando a sustentabilidade do seu modelo de negócio: ampliar a atuação para cinco municípios no estado do Espírito Santo. Inicialmente, o planejamento prevê a abertura de três agências nas cidades de Vitória, Serra e Vila Velha, ainda no segundo semestre de 2021, nas quais atuarão mais de 40 novos colaboradores. Para os próximos cinco anos, além destas, a previsão é de mais doze agências, contemplando também os municípios de Cariacica e Viana.

A decisão de ampliação da área ocorreu em Assembleia Geral, realizada no dia 30 de outubro de 2020, data de comemoração dos 35 anos de história da Sicredi Serrana. “Não se trata de uma decisão isolada, mas acompanha o movimento do Sistema Sicredi de ter presença nacional com atuação regional de suas cooperativas integradas”, afirma o Presidente, Marcos André Balbinot.

Na atual região de abrangência, os 124 mil associados representam 26% da população e 53% das pessoas jurídicas da área de atuação. Na perspectiva econômica, por sua vez, o volume de recursos administrados supera os 6 bilhões de reais e a carteira de crédito está em 2,4 bilhões de reais, o que corresponde a 55% do crédito rural e 45% do crédito comercial operado pelas agências bancárias instaladas na área de atuação, conforme ESTBAN (Estatística Bancária mensal por município), do Banco Central do Brasil. Acompanhando este desempenho, a satisfação dos associados avaliada pela pesquisa NPS (Net Promoter Score) está superior a 80%, nível considerado como excelência.

“Esses volumes nos dão uma significativa participação de mercado, e a expansão nos dá as condições necessárias para mantermos o ritmo de crescimento”, explica o Diretor Executivo, Odair Dalagasperina. “Estamos muito contentes com o atual desempenho da Cooperativa – apesar do contexto, 2020 vem se consolidando como o melhor ano da nossa história - e com a satisfação dos associados e da comunidade pela qualidade de entrega e pelo modelo de relacionamento, mas precisamos considerar os próximos 35 anos ou mais”, acrescenta ele.

Além disso, foram motivos considerados para ampliar a área de atuação: seguir cumprindo o propósito da Cooperativa de “Fazer o Mundo Prosperar”; a oportunidade de expansão pelo movimento do Sistema Sicredi, neste caso, da Central Sicredi Sul/Sudeste; a impossibilidade de expansão em regiões próximas da atual área devido ao modelo de governança do Sicredi e o apoio do Banco Central do Brasil ao cooperativismo de crédito através da Agenda BC#.

Enquanto premissas para a expansão, o Diretor Odair destaca que "a Sicredi Serrana seguirá melhorando ainda mais a qualidade de entrega aos associados, manterá seus fortes vínculos com a comunidade e que a velocidade de abertura de novas agências respeitará a capacidade econômica e financeira da Cooperativa".

Segundo ele, dentre as escolhas estratégicas que norteiam a expansão estão: atuação com o atual modelo de negócios que preza pela qualidade de entrega muito mais do que promessas; pessoas capacitadas e alinhadas aos valores da Cooperativa e a abertura para o intercâmbio de culturas entre os dois estados.

O objetivo é seguir sendo uma Sicredi Serrana única na sua essência, no seu modelo de negócio e no seu relacionamento com os associados e com a comunidade na perspectiva do propósito e do círculo virtuoso, que considera conhecer os associados, ter interesse verdadeiro em bons negócios, gerar resultados admiráveis e fortalecer o compromisso com a comunidade. Sob esta ótica, a Sicredi Serrana será uma única Cooperativa atuando em 28 municípios, ou seja, não haverá distância entre as duas regiões e as diferenças servirão apenas para fortalecer ainda mais os vínculos e as trocas de experiências. 

Embora as pessoas talvez não conheçam de todo o modelo de organização do Sicredi, a única oportunidade de expansão que se apresenta para o momento é o Espírito Santo. Não há outras e não se tem previsão que possam surgir oportunidades semelhantes. Não fazer este movimento agora pode limitar o crescimento da Cooperativa no futuro.

“Claro que ainda temos muitas oportunidades de crescimento na atual região. Aqui estamos falando dos próximos 10, 15 anos ou mais. Mas lembro que a Sicredi Serrana tem apenas 35 anos. Existem várias Cooperativas do Sicredi com mais de 100 anos. É para essa longevidade que estamos nos preparando”, afirma o Presidente.

Estudos e consenso embasam decisão 

O Espírito Santo conta com uma economia robusta, fato que o colocou como a única unidade federativa a obter nota ‘A’ do Tesouro Nacional com capacidade de pagamento de contas públicas, indicador que o torna muito competitivo e atrativo para receber investimentos. Somado a isso, o estado apresenta uma identidade cultural similar ao Rio Grande do Sul. Vale ressaltar, como fatores adicionais que ratificaram a decisão: o espírito empreendedor do povo capixaba e a sua cultura de poupador. Há também um vínculo com o agronegócio, visto que o estado é forte no cultivo de café e de frutas.

No último ano, a Cooperativa debruçou-se em dados e em pesquisas de mercado sobre o Espírito Santo e também vem trabalhando o movimento de ampliação da área de atuação com o aval mais importante: o de seus associados. Nas tradicionais assembleias anuais, o projeto de expansão foi submetido à apreciação dos associados. Embora interrompido por conta da pandemia Covid-19, nos 27% de assembleias realizadas, praticamente 95% dos 2.800 associados consultados indicaram que devia-se avançar com o projeto acenando à diretoria, aos conselhos e aos delegados que poderiam tomar esta decisão após concluídos os estudos. Foi o que ocorreu na data de 30 de outubro. A ampliação da área foi aprovada por unanimidade dos delegados participantes. 

Importante destacar que a Assembleia Geral não foi um ato isolado. Inúmeras atividades e reuniões preparatórias com os delegados foram realizadas previamente para aprofundar o estudo, sanar as dúvidas e atender as expectativas levantadas.

Paralelamente, houve diversas conversas com os executivos das demais Cooperativas gaúchas do Sicredi que também atuarão em outras regiões do Espírito Santo, além de muitas trocas com Cooperativas que há mais tempo passaram a atuar em áreas metropolitanas, como Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo. 

Outro ponto importante para o público que aprovou a expansão é a confirmação das lideranças da Sicredi Serrana de manter a qualidade de entrega e a relevância aos associados na atual região, bem como os investimentos sociais que a cooperativa faz regularmente nas comunidades nas quais está inserida. “A perspectiva de seguir crescendo nos dá a tranquilidade de oferecermos a essência de uma Cooperativa com ainda mais consistência nas regiões de atuação”, diz Balbinot. E destaca:

“Não iremos para o Espírito Santo apenas para fazer negócios. Tudo o que fazemos aqui, lá será feito também. Os programas de Educação Financeira, Educação Cooperativa, “A União Faz a Vida”, as Cooperativas Escolares, a organização do quadro social em núcleos e o modelo de assembleias ocorrerão lá”. 

 

Integração cultural é estratégia para o sucesso da expansão 

Com o desafio de apresentar ao mercado capixaba o ‘jeito Sicredi Serrana’ de trabalhar, diversas estratégias de aproximação e inserção estão sendo realizadas. A proposta é levar a cultura organizacional da Sicredi Serrana para o Espírito Santo – mas, também, aprender e integrar-se às boas práticas locais. “Sem dúvida, a ampliação da área de atuação será uma oportunidade de conexão e de proximidade também entre os associados daqui com os associados de lá”, assegura Odair.

Mesmo antes de serem abertas as três novas agências, a equipe de colaboradores será formada. Com certeza, será um período rico de troca de experiências e de fortalecimento entre as culturas gaúcha e capixaba. Em alguns momentos, associados daqui poderão conhecer os novos colaboradores que atuarão no Espírito Santo. Da mesma forma, uma equipe de gestores e colaboradores ajudará no processo de transição e acompanhará a expansão in loco. “Eu vejo esse intercâmbio como muito positivo. Já fizemos isso quando apoiamos a Cooperativa de João Pessoa, na Paraíba, a entrar no Sistema Sicredi. A integração rendeu excelentes resultados e gerou amizades profundas”, finaliza Odair.

A partir de agora, a Sicredi Serrana RS/ES conta com 28 municípios em sua área de atuação e está presente nas regiões da Serra Gaúcha, Vale do Caí e Grande Vitória.

LEIA TAMBÉM

Somos o Sicredi

18 de Março de 2021

Somos o Sicredi