Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco fundam Federação Laços da Cooperação

21 de Outubro de 2021

Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco fundam Federação Laços da Cooperação

Aprox. 2 min de leitura

Fecoopes é resultado da intercooperação entre cooperativas escolares e busca promover o protagonismo entre jovens estudantes

Uma tarde para ficar guardada na história como modelo de intercooperação. Assim foi a Assembleia de Fundação da Federação Cooperativa Escolar Laços da Cooperação, que aconteceu na última sexta-feira, 15 de outubro. A cerimônia, realizada em formato híbrido, reuniu representantes das cooperativas escolares, professores e convidados na sede da Sicredi Serrana, em Carlos Barbosa. 

A Fecoopes Laços da Cooperação surge do movimento realizado entre as Cooperativas Escolares fomentadas pela Sicredi Serrana RS/ES e Sicredi Ouro Branco RS, a fim de fortalecer o sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação. A partir deste importante pilar, o grupo busca reconhecer o engajamento de jovens lideranças, promovendo o seu protagonismo. “Este é um momento muito inspirador e que acontece em uma data simbólica, quando celebramos o Dia do Professor. A Federação que nasce hoje vai ampliar o poder de transformação e mobilização, para que mais pessoas sigam nessa caminhada”, destaca Marcos André Balbinot, presidente da Sicredi Serrana.

O objetivo da Federação Laços da Cooperação é desenvolver jovens talentos, compartilhar conhecimento, aumentar a mobilização e contribuir para atender a necessidade de representatividade das Cooperativas Escolares da região, envolvendo 40 cooperativas escolares. “Aprendemos aqui, com esses estudantes, como se faz intercooperação. Precisamos seguir esses exemplos que carregam a cooperação na essência”, afirma Neori Ernani Abel, presidente da Sicredi Ouro Branco.

Everaldo Marini, assessor pedagógico, destaca a autonomia entre os jovens como um dos alicerces das cooperativas escolares. “Testemunhar o surgimento da Fundação faz ecoar a esperança e o respeito para uma sociedade mais justa, participativa, fraterna e empreendedora. Desejo que continuem sonhando, construindo, estudando, inspirando pessoas, sendo gente que faz, que brinca, trabalha, erra, mas nunca desiste dos sonhos”. 

Saiba mais sobre cooperativas escolares e acompanhe todas as novidades da Fecoopes pelo Instagram em @fecoopeslacosdacooperacao.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Busca

Destaques