Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sicredi Serrana lança ferramenta que agiliza contratação de crédito fotovoltaico

28 de Abril de 2022

Sicredi Serrana lança ferramenta que agiliza contratação de crédito fotovoltaico

Aprox. 6 min de leitura

Lançamento da Plataforma de Crédito Energia Solar aconteceu durante evento que abordou o Marco Legal da Geração Distribuída e os impactos da mudança para incorporadores e consumidores

Desde janeiro deste ano, está em vigor a Lei nº 14.300/22 que dispõe sobre o Marco Legal da Geração Distribuída. O conjunto de normas impulsionou a procura por energia solar gerada a partir da instalação de painéis fotovoltaicos, já que as tarifas começam a ser cobradas apenas em 2023. Diante disso, a Sicredi Serrana RS/ES lança a Plataforma de Crédito Energia Solar, uma ferramenta que agiliza a contratação de crédito fotovoltaico.

A Sicredi Serrana apresenta uma rápida e sólida evolução na linha de autossustentabilidade energética, somando R$ 200 milhões em crédito concedido, com mais de 60 mil pessoas beneficiadas. Desenvolvida com exclusividade pela cooperativa e instalada diretamente na loja dos integradores, a plataforma será capaz de simular e contratar o crédito, facilitando a comunicação com as agências. “O nosso propósito é de fazer o mundo prosperar também através do pilar da sustentabilidade. Essa é mais uma opção disponível para que os parceiros atendam seus clientes, ganhando velocidade e agilidade nos negócios”, destaca Djeniffer Elis Gehlen de Bortoli, gerente de ciclo de crédito cooperativa.

A Sicredi Serrana acredita que, a partir de iniciativas sustentáveis, reforça a sua visão de futuro. Projetos de energia fotovoltaica estão entre as frentes da cooperativa, por se tratar de uma fonte limpa ao não emitir gases de efeito estufa. Nos últimos 5 anos, a cooperativa já atendeu 2.628 projetos, o que corresponde a evitar a emissão de 742 toneladas de carbono. “O aumento médio anual da conta de energia elétrica entre 2015 e 2021 foi de 16,3%, representando mais que o dobro da inflação. Além de ser natural e renovável, as placas fotovoltaicas refletem na economia no custo de vida do consumidor, com benefícios a médio e longo prazo”, explica Djeniffer.

O lançamento da Plataforma de Crédito Energia Solar aconteceu na Sede da cooperativa, em Carlos Barbosa, reunindo integradores da área de atuação da cooperativa, gestores e convidados. O evento também contou com a palestra “Cenário Econômico da Energia Solar no Brasil e marco legal”, ministrada pela representante da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), Mara Schwengber.

No Sicredi, as taxas para investimentos em projetos de energias renováveis são reduzidas e atrativas, com prazo de pagamento em até 10 anos. Os associados que têm interesse em saber mais podem conversar com os gerentes das suas contas nas agências da Sicredi Serrana. Leia mais sobre os nossos movimentos de responsabilidade socioambiental clicando aqui.

Entenda o Marco Legal

O Marco Legal de Energia foi feito para regular micro e minigeradores da GD (geração distribuída) de energia no Brasil. Os painéis fotovoltaicos absorvem a irradiação do Sol que é transformada em energia alternada, podendo ser usada pelos usuários. Quando o consumidor gera mais do que consome, o excedente é enviado para a distribuidora, que armazena a energia como forma de crédito. Até agora, não era cobrado nada por essa função.

A mudança implica principalmente em remunerar as distribuidoras de energia que atuam como uma rede de armazenamento. As taxas serão cobradas a partir do próximo ano – quem já possui usina fotovoltaica ou construir ainda em 2022, não precisará arcar com os custos, ficando isento até 2045.

A energia solar é ferramenta estratégica para a sociedade brasileira, com amplos benefícios sociais, econômicos e ambientais na redução e compensação de gases de efeito estufa. Este é um ano de oportunidade, mas o mercado não se esgota. “Quem estava em dúvida em fazer ou não o investimento, vai agilizar a sua decisão para aproveitar o benefício do direito adquirido. As oportunidades se renovam para o próximo ano, continuam crescendo”, avalia Mara Schwengber. 

Segundo a ABSOLAR, o país ainda está atrasado como gerador de fonte solar fotovoltaica, mas a perspectiva é que o Marco Legal conceda mais segurança jurídica aos investimentos, alavancando a venda e instalação de sistemas residenciais, comerciais, industriais e rurais. “Esta é só a ponta do iceberg. A revolução da energia como um todo, a nível de Brasil, ainda está para acontecer. A Sicredi Serrana é inovadora ao trazer informação correta e conhecimento, preparando os integradores, para que o setor cresça de maneira saudável”, complementa Mara.

Saiba mais sobre o Marco Legal e tire suas dúvidas clicando aqui.

Sobre a Sicredi Serrana

A Sicredi Serrana é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Com 36 anos de atuação, a cooperativa está presente em 28 municípios em sua área de atuação nas regiões da Serra Gaúcha, Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, e região metropolitana do Espírito Santo. Para 2022, segue em seu projeto de expansão com a construção de mais uma agência em Bento Gonçalves, no bairro Licorsul; da quarta em Flores da Cunha, focada no segmento Agro; e de duas agências na Grande Vitória, nos municípios de Vila Velha e Serra. (www.sicrediserrana.com.br). 
Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube