Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sustentabilidade hídrica: Sicredi Serrana lança projeto de proteção e conservação de nascentes

28 de Outubro de 2021

Sustentabilidade hídrica: Sicredi Serrana lança projeto de proteção e conservação de nascentes

Aprox. 3 min de leitura

Iniciativa realizada em parceria com a Emater/RS, faz parte de conjunto de ações da cooperativa para contribuir com o meio ambiente e preservar recursos hídricos

A Sicredi Serrana RS/ES lançou nesta semana o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Conservação de Nascentes, realizado em parceria com a Emater/RS. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações anunciado pela cooperativa em junho deste ano, que busca contribuir com o meio ambiente e preservação dos recursos hídricos. O lançamento foi realizado nesta segunda-feira, 25 de outubro, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves.

O evento reuniu extensionistas e técnicos para uma reunião de nivelamento e capacitação para a implantação do projeto, que irá envolver 23 municípios da Serra Gaúcha e Vale do Caí. Na oportunidade, a instituição financeira cooperativa entregou 25 notebooks para os profissionais da Emater/RS que estão envolvidos no programa, como forma de contrapartida para que possam manter ativos os serviços de assistência técnica. Na ocasião estiveram presentes os gerentes regionais da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul e Lajeado, Sandra Dalmina e Marcelo Brandoli, sendo a Sicredi Serrana representada pelo presidente, Marcos André Balbinot, além de gerentes e colaboradores de agências.

O projeto, que terá duração de três anos, visa contribuir para a conservação dos recursos hídricos e ambientais através da implantação de sistemas de captação da água, proteção e conservação de nascentes e a restauração de suas áreas de preservação permanentes (APPs) em propriedades rurais da região de abrangência da cooperativa, assim como o uso e manejo racional das águas. Nesta primeira fase, 23 áreas passam a ser unidades de referência técnica – até o final do programa, outras 115 propriedades de agronegócio e agricultura familiar serão assistidas.

Para o presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, a ação reforça a preocupação da cooperativa com o desenvolvimento sustentável, através da educação, incentivo ao turismo e compromisso com a sustentabilidade. “O apoio da Emater contribui com a realização dos objetivos que estão em nossa carta de intenções. Não seríamos o que somos se não fossem parcerias como essas, construídas ao longo da nossa história. Os notebooks são um pequeno exemplo do que podemos fazer, não como fim último, mas um instrumento. A finalidade está no bem que vocês técnicos fazem com os nossos associados e nas comunidades onde atuam”, destaca.

Os associados que têm interesse em saber mais sobre o projeto ou ações relacionadas à sustentabilidade hídrica podem conversar com os gerentes das suas contas nas agências da Sicredi Serrana.