Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Você conhece as modalidades de compras a prazo que facilitam a aquisição do seu veículo?

23 de Outubro de 2020

Você conhece as modalidades de compras a prazo que facilitam a aquisição do seu veículo? Aprox. 5 min de leitura

CDC, leasing e consórcio são as opções existentes em instituições financeiras para viabilizar a sua compra.

Do ponto de vista da sustentabilidade, realizar deslocamentos a pé, de bicicleta, de transporte público ou através de caronas compartilhadas é o mais recomendado. Porém, sabemos que nem sempre isso é viável, não só por comodidade, mas especialmente por uma questão de necessidade.

Se você faz parte do time que precisa trocar ou adquirir um veículo e não tem a possibilidade de fazer a compra à vista (por não contar com o valor integral ou por não querer se descapitalizar), confira quais são as modalidades de compras a prazo para decidir aquela que melhor se enquadra ao seu perfil e condições: 

Crédito Direto ao Consumidor (CDC) – é o financiamento feito normalmente por instituições financeiras e o veículo já fica registrado no nome do comprador desde o início, mas não pode ser negociado até que todas as parcelas contratadas estejam pagas (o veículo fica alienado à instituição financeira).

Leasing – nesta opção, quem compra o veículo é a empresa de leasing (no caso uma instituição financeira que trabalha com este tipo de serviço), que o “aluga” para o comprador até que todas as parcelas acordadas sejam quitadas.

Consórcio – modalidade apropriada para pessoas que não têm a necessidade imediata de uso do veículo. O consumidor faz parte de um grupo de compradores, organizado por uma administradora de consórcio. Ele paga as prestações acordadas, mas só recebe o crédito para a compra quando for sorteado. Além do sorteio, há a possibilidade de oferecer um lance, ou seja, um adiantamento de parcelas a vencer. Neste caso, a pessoa que oferecer o maior valor será a vencedora do lance.
 

Sobre as taxas de juros

No CDC e no leasing, as taxas de juros são definidas na contratação e as prestações são fixas, isto é, não sofrem alterações. 

No consórcio, não há juros, mas uma taxa de administração fixada no momento do contrato. A variação das parcelas refere-se às alterações no preço do automóvel, que pode aumentar ou diminuir de valor.

Não esqueça do Imposto Sobre Operações Financeiras, que é cobrado nas modalidades de CDC e de consórcio.

Além disso, é importante ficar atento e preparar-se para outros gastos que a compra ou a troca de um veículo exigem, como por exemplo licenciamento, emplacamento, IPVA e seguro.

Uma boa dica para quem precisa aderir a uma compra a prazo é dar uma boa entrada. Quanto maior for o valor inicial, mais acessíveis serão as suas parcelas.

Se após analisar as alternativas disponíveis você optar pela compra na modalidade CDC, conte com a gente! Além do atendimento próximo, oferecemos taxas justas e opções que combinam com o seu perfil, confira:

Existem três possibilidades para a contratação do seu financiamento:

  1. Na agência, com o seu gerente.

  2. Nas revendas credenciadas da Sicredi Serrana: a negociação é facilitada e você ainda contribui para o consumo local. Para saber qual é a revenda credenciada mais próxima de você, acesse: https://bit.ly/32FGscf.

  3. Pelo aplicativo do Sicredi: consulte os recursos que você tem disponíveis para a compra do seu veículo, simule as condições que cabem no seu perfil e contrate o crédito de forma rápida e segura diretamente do seu celular.

Documentos necessários para realizar os financiamentos: RG (carteira de Identidade), original e cópia CPF (Cadastro de Pessoa Física), original e cópia Comprovante de estado civil, original e cópia Comprovante de rendimentos (holerite ou extratos bancários), original e cópia.

Fontes: Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).