Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Juntos, fazemos o mundo prosperar.

Há 35 anos, pela visão e empreendedorismo de 25 produtores rurais, nascia a Sicredi Serrana.

Uma história que começou em 1985 na cidade de Carlos Barbosa (RS) e que, até hoje, carrega a marca da união e ousadia de seus idealizadores. A iniciativa teve como alicerce o cooperativismo e a proposta de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar. A cooperativa de Crédito Rural de Carlos Barbosa, então CREDICLARA, teve sua primeira reunião coordenada pelo senhor Aldo Zílio e trouxe em sua primeira Ata de Constituição, datada em 30 de outubro de 1985, a seguinte formação: 
 
Diretor Presidente – Aldo Zilio 
Diretor Administrativo – Aristides Colombo 
Diretor de Crédito Rural – Delfino Cichelero 
Conselho de Administração- Ivo Canal, Ubaldo Baldasso e Aloísio Thums 
Conselho Fiscal – João Marcos Grespan, Nestor Baldasso e Lívio Mânica 

Aqui, reconhecemos quem marcou a trajetória da Sicredi Serrana, nossos sócios fundadores: 

  1. Alberto Simon 
  2. Aldo Zílio (in memoriam) 
  3. Aloysio Thums
  4. Antônio Denicol (in memoriam)
  5. Aristides Colombo
  6. Armindo Fiorotto
  7. Aurélio Cichelero
  8. Celestino Zarpelon
  9. Delfino Cichelero
  10. Eugênio Gallina (in memoriam)
  11. Flavio Basso
  12. Fridolino Sipp (in memoriam)
  13. Gildo Luiz Dalcin
  14. Hercules Debiazi (in memoriam)
  15. Honório Danielli
  16. Ivo Canal (in memoriam)
  17. Ivo Zanuz
  18. João Marcos Grespan
  19. Livio Mânica
  20. Nestor Baldasso (in memoriam)
  21. Oreste Maffassioli (in memoriam)
  22. Rogério Bruno Sauthier
  23. Severino Camillo
  24. Silvio Antônio Gedoz (in memoriam)
  25. Ubaldo Baldasso (in memoriam)

 
Dez anos depois, ainda atendendo aos associados da Santa Clara, a Sicredi Serrana iniciava sua expansão para os 23 municípios da área de atuação na Serra Gaúcha e Vale do Caí.  

Em 2006, a Livre Admissão autorizada pelo Banco Central mudou o perfil da Sicredi Serrana e marcou o início de sua expansão acompanhando a evolução do Sistema Sicredi. 

A partir deste ano, todas as pessoas jurídicas e físicas, urbanas e rurais, passaram a ter acesso ao quadro social da Cooperativa. Essa diversidade de público e de economias é que marcam o ritmo de crescimento, de resultados e de atividades da Sicredi Serrana.  

Hoje, somos mais de 120 mil associados fomentando o crescimento regional e transformando a comunidade. Acreditamos que quando você cresce, nós crescemos também e que, juntos, fazemos o mundo prosperar. 

124.158

associados

Média de mil novos associados por mês

3,22

bilhões

de ativos

32

agências

na Serra Gaúcha e Vale do Caí

2,58

bilhão

de crédito

23

municípios

em que estamos presentes

63,73

milhões

de resultado

Dados referentes a outubro de 2020

Linha do tempo Sicredi Serrana RS

1985

Realizou-se em outubro a assembleia de constituição da Cooperativa de Crédito Rural de Carlos Barbosa - CREDICLARA.

1986

Em junho deste ano, tivemos o início das atividades em sala cedida pela Cooperativa Santa Clara.

1988

Princípio de contratações de funcionários pelo regime CLT.  Até então, todos mantinham vínculo empregatício com a Cooperativa Santa Clara.

1994

Aprovação, em Assembleia Geral, da cooperativa como acionista no capital social de Instituição Financeira, ao ser criado o “Banco Cooperativo Sicredi”.

1995

Em março do referido ano, ocorreu a alteração do nome fantasia para Sicredi Carlos Barbosa e em dezembro transcorreu-se a inauguração da primeira sede própria. Até então, estava instalada na Cooperativa Santa Clara.

1996

Início da expansão regional da rede de agências. Até aquele momento, as três unidades (Carlos Barbosa, Paraí e Veranópolis) eram direcionadas com foco no atendimento aos associados da Cooperativa Santa Clara. Na época, a Cooperativa contava com cerca de 1.000 associados.

2000

No mês de fevereiro, foi alterado o nome fantasia para Sicredi Serrana RS.

2006

Em janeiro, ocorreu a transformação para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados. Nesta ocasião, a Cooperativa contava com aproximadamente 20.000 associados e 20 agências.

2009

Constituição da Superintendência Regional.

2010

Este ano foi marcado com a comemoração dos 25 anos de história, início do programa "A União Faz a Vida" e do Programa Crescer (educação cooperativista).

2012

O presente ano teve muitas iniciativas, como o princípio do Programa de Cooperativas Escolares, o Programa Pertencer (nova organização do Quadro Social) e o início do projeto de Coordenadores de Núcleo. Aconteceu também a realização da primeira Assembleia Geral por voto delegado. Neste momento, a Cooperativa desfrutava de cerca de 57.000 associados e 26 agências.

2013

Nova estrutura de governança constituída pelo Conselho de Administração, Diretoria Executiva, e Conselho Fiscal.

2014

Com a inauguração em São Vendelino, a rede de agências conquista com totalidade os munícipios da área de atuação. Neste mesmo ano também construímos o Mapa Estratégico e o novo modelo de Relacionamento Comercial.

2015

Comemoração dos 30 anos de história da Sicredi Serrana, onde desfrutávamos de 88.000 associados e 29 agências. No presente momento, contamos também com a abertura do voto eletrônico nas assembleias valorizando e tornando mais confortável as decisões dos associados e o início do modelo de Gestão por propósito. 

2016

Programa de Educação Financeira (educação na ponta do lápis).

2017

Iniciação do programa Juntos para Aprender (parceiria com entidades da região).

2018

Começo do projeto Fundo Social e co-criação do Mapa estratégico com toda a equipe de coloraboradores da Sicredi Serrana.

2019

Neste ano, tivemos a ressignificação do nosso propósito: "Fazer o Mundo Prosperar".

2020

Dois fatos marcaram o aniversário de 35 anos da cooperativa: em Assembleia Geral Extraordinária, foi definida a ampliação da área de atuação para o estado do Espírito Santo, contemplando cinco municípios da grande Vitória. Também foi reconhecido o senhor Agenor Dalsin como “Sócio-Fundador Honorário”, em razão da sua iniciativa de constituir a cooperativa e providenciar as condições necessárias para a criação da Sicredi Serrana. Presente na Assembleia de Constituição, não constou como sócio fundador por não ser produtor rural. Com isso, a partir desta data, a Sicredi Serrana passou a considerar 26 sócios fundadores em sua constituição, como de fato foi.