Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Cooperar é construir um futuro melhor.

Relacionamento

No Sicredi, o associado é o dono do negócio. Por isso, as cooperativas buscam o envolvimento dos associados e participam ativamente da comunidade na qual estão inseridas.

Instituição financeira da comunidade

As cooperativas de crédito retêm os recursos financeiros na sua área de atuação, em benefício dos associados e da comunidade.

Ato cooperativo

Por ser o associado dono e usuário da cooperativa, o ato cooperativo se diferencia das relações entre fornecedor e consumidor, com benefícios reconhecidos em lei, gerando alto grau de competitividade.

Modelo agregador de renda

Em razão da natureza cooperativa, da organização em sistema e da forma como atuam no mercado, as cooperativas de crédito integrantes do Sicredi agregam renda aos seus associados e, indiretamente, à comunidade.

Autonomia das cooperativas

As cooperativas de crédito integrantes do Sistema Sicredi possuem um considerável grau de autonomia nas suas decisões, nos âmbitos local e regional.

Organização sistêmica

As cooperativas de crédito integrantes do Sicredi possuem uma marca corporativa forte, além de contar com a parceria de empresas especializadas e ganhos de escala em todos os níveis, que determinam o seu crescimento sustentado e a sua continuidade.

Cooperativismo

Tão atual como quando foi criado, há mais de 200 anos, o cooperativismo é uma das formas mais legítimas de promover progresso, tanto econômico quanto social. Na América Latina, esse modelo chegou por meio do padre suíço Theodor Amstad, que introduziu a proposta na cidade gaúcha de Nova Petrópolis, em 1902. A ideia é simples: a partir de um objetivo em comum, um grupo de pessoas se ajuda mutuamente. No caso de uma cooperativa de crédito, como é a Sicredi Serrana, ela aplica os ativos para financiar projetos dos próprios associados. Como todos são donos do negócio, quanto mais ele render, mais retorno ele dará a seus participantes, num ciclo em que todos ganham. Por isso, a Sicredi Serrana investe tanto na capacitação das pessoas. É através de ações educativas, como os projetos Crescer e Pertencer, que os mandamentos desta prática são repassados aos associados, garantindo que o conhecimento auxilie na sustentabilidade do negócio e eles possam participar ativamente da gestão da cooperativa.