Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Cooperativas Escolares em Movimento: um dia dedicado à intercooperação

11 de Novembro de 2022

Cooperativas Escolares em Movimento: um dia dedicado à intercooperação

Aprox. 3 min de leitura

Cerca de 200 estudantes, de 9 cooperativas escolares da Sicredi Serrana, se reúnem para um momento de atividades práticas que estimulam a comunicação, liderança e a cooperação.

Para incentivar o cooperativismo, nada melhor do que vivenciá-lo na prática de verdade. Por isso, a Sicredi Serrana realiza o Cooperativas Escolares em Movimento, reunindo cerca de 200 estudantes para um dia inteiro dedicado ao cooperativismo. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, na Associação dos Motoristas de Garibaldi.

Depois do sucesso da IV Tertúlia das Cooperativas Escolares, que mobilizou 120 professores em junho, chegou a vez dos estudantes das Cooperativas Escolares da Sicredi Serrana. Durante a programação, os participantes poderão vivenciar ainda mais o cooperativismo em sua totalidade, a partir de atividades que desenvolvem conhecimentos, habilidade, atitudes e valores. As lições passam por educação financeira, gestão e cidadania, estimulando o protagonismo dos adolescentes. 

Destaque especial para a apresentação da peça “Os Sonhos São Possíveis”. Com produção do Grupo Cia Espaço da Arte, o espetáculo reflete sobre a educação financeira utilizando uma linguagem descontraída e lúdica. Através de uma metodologia gamificada, os alunos também participam de um jogo cooperativo, recebendo quatro missões – cada missão estimula uma dimensão específica, como liderança, empreendedorismo social, vida financeira e inclusão social. Corpo, mente e equilíbrio também fazem parte da programação: uma parede de escalada e estrutura de slackline desafiam os estudantes a superarem limites, despertando o espírito de aventura e o trabalho em equipe. 

Todas as atividades promovem o engajamento, organização, comunicação, planejamento e, principalmente, o 7º princípio do cooperativismo, a intercooperação. Para a analista de programas sociais da Sicredi Serrana, Jhenifer Coimbra Cardoso, as Cooperativas Escolares oportunizam formações que contribuem com o desenvolvimento de novos líderes, empreendedores e cidadãos. “Este é um momento de conexão, para que os jovens possam se conhecer e trocar ideias. Queremos contribuir para que os estudantes sejam protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos. O dia é para aprender ainda mais sobre cooperativismo, de forma prática e divertida”, afirma. 

Atualmente, a Sicredi Serrana fomenta o desenvolvimento de 9 Cooperativas Escolares em sua área de atuação no Rio Grande do Sul, distribuídas nos municípios de Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, São Vendelino, Barão, Garibaldi e Tupandi. O Programa acontece no contraturno escolar, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e parceria de instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa.