Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Agência Sustentável da Sicredi Serrana conquista Selo LEED Gold

18 de Maio de 2023

Agência Sustentável da Sicredi Serrana conquista Selo LEED Gold

Aprox. 4 min de leitura

A distinção reconhece a excelência em edifícios com práticas sustentáveis. Certificação marca o aniversário de dois anos de atividades da agência, em Veranópolis.   

A Sicredi Serrana RS/ES conquistou a certificação LEED Building Design and Construction, nível Gold. A distinção foi concedida pelo United States Green Building Council (USGBC) para a agência Sustentável, em Veranópolis. O reconhecimento internacional, que incentiva e acelera a adoção de práticas de construção sustentável, chega no mês em que a agência completa dois anos de atividades no município: maio.

A agência Sustentável estava em processo para obter o selo desde a sua inauguração, em 2021. Além de verificar as práticas sustentáveis nas edificações, a certificação avalia aspectos como localização, processo integrado, eficiência da água, energia, materiais e recursos.

As instalações da Sustentável foram construídas a partir do conceito de economia verde, que considera o bem-estar social, a redução dos riscos ambientais e a conservação do meio ambiente. “Esta agência faz parte do pilar de sustentabilidade da Sicredi Serrana, com o objetivo de dar continuidade ao nosso modelo de negócio, gerando cada vez mais valor à comunidade. O certificado LEED valida o trabalho pensado e construído com muitas mãos e reforça o nosso compromisso de construir juntos uma sociedade mais próspera”, afirma Marcos André Balbinot, presidente da Sicredi Serrana.

Entre os pontos avaliados, a Sustentável destacou-se pelo design bioclimático, com mecanismos de ventilação e de iluminação predial. O telhado possui 230 m² de painéis fotovoltaicos que geram a energia limpa necessária para abastecer a agência, bem como 40% da necessidade da outra agência da Cooperativa em Veranópolis, a da Júlio de Castilhos. O telhado verde de 115 m² também é referência, agregando conforto térmico e diminuição do nível de ruído.

A agência foi construída a partir de 20 contêineres refrigerados reciclados, com total de 600 m² divididos em dois pisos. Além de evitar um possível descarte dos contêineres no meio ambiente, a opção pela estrutura dispensou a necessidade de construção da fundação da obra, reduzindo a geração de resíduos. A agência Sustentável está localizada na Avenida Osvaldo Aranha, 1486, na Palugana.

O time de colaboradores da agência espera por você para tomar um café e celebrar os dois anos da Sustentável. 

Sobre a Sicredi Serrana

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. A Sicredi Serrana conta com 28 municípios em sua área de atuação e está presente nas regiões da Serra Gaúcha e Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, e Grande Vitória, no Espírito Santo. Atualmente, contabiliza mais de 160 mil associados e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.