Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Responsabilidade socioambiental: Sicredi Serrana fortalece atuação sustentável

08 de Fevereiro de 2022

Responsabilidade socioambiental: Sicredi Serrana fortalece atuação sustentável

Aprox. 5 min de leitura

O propósito de fazer o mundo prosperar também através do pilar da sustentabilidade. Pautada por esse princípio, a Sicredi Serrana RS/ES desenvolve ações permanentes que demonstram o cuidado com o meio ambiente. Com movimentos consolidados nos setores econômico e social, a instituição financeira cooperativa amplia o impacto na sua região de atuação. Destaque para projetos de sustentabilidade hídrica e energia fotovoltaica que fortalecem a responsabilidade socioambiental da cooperativa. 

A escassez de chuva é uma realidade que impacta a nossa região e o país, colocando muitos locais em emergência hídrica. Diante deste cenário, a Serrana se mantém próxima à Emater/RS, aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e aos poderes públicos para o desenvolvimento de ações que visam à preservação dos recursos hídricos. Entre as iniciativas, está o incentivo a construção de sistemas de irrigação e cisternas, além de projetos técnicos que contemplam a proteção de nascentes. 

O mais recente é Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Conservação de Nascentes, realizado em parceria com a Emater e apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e poder público municipal. O projeto, com duração de três anos, busca contribuir através da implantação de sistemas de captação da água, conservação de nascentes e a restauração de suas áreas de preservação permanentes (APPs) em propriedades rurais, assim como o uso e manejo racional das águas. Na primeira fase, 23 áreas passam a ser unidades de referência técnica – até o final do programa, mais 115 propriedades rurais serão assistidas.

Usinas fotovoltaicas

A Sicredi Serrana acredita que protagonizar iniciativas sustentáveis é reforçar a visão de futuro, colocando em prática seu propósito. Por isso, a cooperativa investe na construção de seis usinas fotovoltaicas para capturar energia solar e abastecer suas 33 agências e a sede administrativa.  As usinas de Nova Roma e Monte Belo já estão concluídas e em funcionamento, abastecendo 10 agências. Outras quatro estão sendo construídas nos municípios de Vila Flores, São Sebastião do Caí, Garibaldi e Farroupilha.

Com este projeto, a Sicredi Serrana contribui com o cuidado ao meio ambiente, pois a energia obtida é proveniente do sol, o que não causa prejuízos à natureza. Além disso, as usinas não emitem gases poluentes, pois sua produção acontece de forma limpa, possuem baixo custo de manutenção, de aproximadamente 1% do investimento, e uma longa vida útil, de mais de trinta anos.

Linhas de crédito

As iniciativas da Cooperativa constituem-se em negócios que demonstram o cuidado com o meio ambiente. Além disso, são formas de a Sicredi Serrana incentivar, a partir do exemplo, outras organizações a investirem em projetos dessa natureza. Entre outras ações, destaca-se a disponibilidade de linhas de crédito voltadas à sustentabilidade. Na linha de autossustentabilidade energética, por exemplo, a Sicredi Serrana já atendeu mais de 2.500 projetos, totalizando R$ 200 milhões em crédito concedido, alcançando 58 mil pessoas. O impacto está na redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera – isso corresponde a evitar a emissão de 721 mil toneladas de CO2 ao ano, ampliando ainda mais a contribuição ambiental dos associados. 

As taxas para investimentos em projetos de sustentabilidade hídrica e energias renováveis são reduzidas e atrativas, com prazo de pagamento em até 10 anos.  Os associados que têm interesse em saber mais podem conversar com os gerentes das suas contas nas agências da Sicredi Serrana.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.100 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube