Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

5 iniciativas sustentáveis da Sicredi Serrana que você precisa conhecer

09 de Novembro de 2022

5 iniciativas sustentáveis da Sicredi Serrana que você precisa conhecer

Aprox. 5 min de leitura

Instituição financeira cooperativa busca gerar impacto positivo também no meio ambiente, apoiando a economia da região

Você já parou para pensar em um futuro sustentável? Pois saiba que o futuro é agora! E a Sicredi Serrana RS/ES está conectada nele. O propósito é de fazer o mundo prosperar também através do pilar da sustentabilidade. Pautada por esse princípio, a cooperativa desenvolve ações permanentes que demonstram o cuidado com o meio ambiente. Conheça algumas das nossas principais iniciativas que fortalecem a responsabilidade socioambiental da cooperativa.

1) Agência Sustentável

A Sicredi Serrana acredita que protagonizar a construção de uma obra sustentável é reforçar a visão no futuro e colocar em prática o seu propósito. A agência Sustentável, localizada em Veranópolis, foi construída a partir de 20 contêiners reciclados, respeitando o conceito de economia verde. Inaugurada em maio de 2021, a Sustentável conta com design bioclimático, sistema de ar inteligente, sustentabilidade e eficiência em energia e iluminação. Também possui elementos que garantem o uso consciente dos recursos hídricos.


Imagem: Arquivo interno.

 

2) Carros elétricos em alta

Entre as principais mudanças tecnológicas da atualidade, estão os carros elétricos. Eles representam o futuro das cidades, permitindo uma mobilidade mais limpa e sustentável. Você sabia que em 2022, as vendas de veículos elétricos aumentaram cerca de 25,19% no Rio Grande do Sul? Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o RS é um dos oito estados do Brasil que já isentam o IPVA dos carros elétricos. Essa tecnologia está cada vez mais acessível aos associados da Sicredi Serrana – a cooperativa conta com linhas de crédito com taxas justas para veículos elétricos e híbridos.


Imagem: iStock

 

3) Usinas fotovoltaicas

Protagonizar iniciativas sustentáveis é reforçar a visão de futuro. Por isso, a cooperativa investe na construção de seis usinas fotovoltaicas para capturar energia solar e abastecer 33 agências e a sede administrativa, no Rio Grande do Sul. As usinas de Nova Roma e Monte Belo já estão concluídas e em funcionamento, abastecendo 10 agências. Outras quatro estão sendo construídas nos municípios de Vila Flores, São Sebastião do Caí, Garibaldi e Farroupilha. A energia obtida é proveniente do sol, o que não causa prejuízos à natureza. Além disso, as usinas não emitem gases poluentes, pois sua produção acontece de forma limpa, possuem baixo custo de manutenção, de aproximadamente 1% do investimento, e uma longa vida útil.


Imagem: Arquivo interno.

 

4) Linhas de crédito

As iniciativas da Cooperativa constituem-se em negócios que demonstram o cuidado com o meio ambiente: uma forma de a Sicredi Serrana incentivar, a partir do exemplo, outras organizações a investirem em projetos dessa natureza. Por isso, disponibiliza linhas de crédito voltadas à sustentabilidade, como financiamento de energia fotovoltaica, cisternas e proteção de nascentes. Além disso, oferece capital de giro com taxas diferenciadas para empresas que têm práticas sustentáveis. Na linha de autossustentabilidade energética, por exemplo, a Serrana já atendeu mais de 2.500 projetos, totalizando R$ 200 milhões em crédito concedido, alcançando 58 mil pessoas. O impacto está na redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera – isso corresponde a evitar a emissão de 721 mil toneladas de CO2 ao ano, ampliando ainda mais a contribuição ambiental dos associados.


Imagem: iStock.

 

5) Proteção de nascentes

A escassez de chuva é uma realidade, o que coloca o uso racional da água entre os desafios da economia da nossa região e do país. Diante deste cenário, a cooperativa se mantém próxima a entidades, sindicatos e poder público para o desenvolvimento de ações pautadas na preservação dos recursos hídricos. Entre elas está o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Conservação de Nascentes, realizado em parceria com a Emater, apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e poder público municipal. O projeto contribui com a implantação de sistemas de captação da água, conservação de nascentes e a restauração de áreas de preservação permanentes (APPs) em propriedades rurais, assim como o uso e manejo racional das águas. Na primeira fase, 23 áreas passam a ser unidades de referência técnica – até o final do programa, mais 115 propriedades rurais serão assistidas.


Imagem: iStock.

O posicionamento da Sicredi Serrana vem ao encontro do nosso propósito de construir juntos uma comunidade mais próspera, buscando oportunidades de ser mais sustentável. Agora que você já conhece algumas das nossas iniciativas, que tal se inspirar em algumas delas? As taxas para investimentos em projetos de sustentabilidade hídrica e energias renováveis são reduzidas e atrativas, com prazo de pagamento em até 10 anos. Conte com a Sicredi Serrana através de nossos canais digitais, WhatsApp (51) 3358.4770 ou na agência mais próxima.