Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Encontro APAEANO promove debate sobre educação, cooperação e cidadania

15 de Fevereiro de 2024

Encontro APAEANO promove debate sobre educação, cooperação e cidadania

Aprox. 2 min de leitura

Evento de intercooperação do Sicredi reuniu 120 profissionais das APAES para um dia de trocas e reflexão

Um evento que reuniu corações e mentes em nome de uma causa importante e indispensável: a educação inclusiva. O Encontro APAEANO, uma iniciativa que celebra o programa A União Faz a Vida (PUFV) do Sicredi, reuniu 120 profissionais das APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) nas quais o programa está presente, para um dia de intensa troca de experiências e aprendizados sobre a educação especial. 
As cooperativas Sicredi Serrana, Pioneira, Rota das Terras e Cooperação uniram forças em um exemplo de intercooperação, demonstrando que, juntas, podem fomentar ainda mais o desenvolvimento das comunidades onde atuam. O evento aconteceu no último dia 15 de fevereiro, no CTG Trilha Serrana, em Carlos Barbosa. 
Com os temas “A APAE como escola” e “Os Princípios do PUFV”, a programação contou painéis para diálogo, troca de experiências e perspectivas para a educação inclusiva, cooperação e cidadania. A palestra da professora Fabiana Maria das Graças, com o tema “Educação Inclusiva e Educação Especial: Do que estamos falando? – Educação Especial na LDB”, proporcionou um momento de reflexão profunda sobre os caminhos e desafios da educação especial na legislação brasileira. O teatro “O Mágico de Oz”, apresentado pela APAE de Garibaldi, marcou o encerramento do dia.
O PUFV enfatiza a importância de uma educação que aproxime, inclua e fortaleça os estudantes, especialmente os que enfrentam desafios adicionais. Ao celebrar e resgatar os princípios do programa, foi possível pensar e ressignificar a escola como um espaço de vivência colaborativa e cidadã. “O Encontro APAEANO é um verdadeiro manifesto pela educação que acreditamos ser possível. Desejamos que as sementes plantadas neste dia se transformem em práticas pedagógicas cada vez mais inclusivas e que façam a diferença”, destacou Jhenifer Coimbra Cardoso, assessora de programas sociais da Sicredi Serrana. 


Sobre o PUFV

O Programa A União Faz a Vida é uma iniciativa pioneira que se dedica a enriquecer o cenário educacional, promovendo a construção e a vivência de valores essenciais como cooperação e cidadania ativa. Por meio de uma abordagem inovadora, que integra práticas educativas cooperativas e a metodologia de projetos, o PUFV transmite conhecimento, inspira ações colaborativas e responsáveis. O Sicredi, através do PUFV e de suas cooperativas, reafirma seu compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva, onde cada indivíduo tem a oportunidade de desenvolver seu potencial plenamente.