Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Encontro de Cooperativas Escolares desperta jovens para um futuro sustentável

14 de Novembro de 2023

Encontro de Cooperativas Escolares desperta jovens para um futuro sustentável

Aprox. 2 min de leitura

Promovido pela Sicredi Serrana, evento reuniu cerca de 260 estudantes em um dia dedicado à cooperação e sustentabilidade

Um dia inteiro dedicado à intercooperação e reflexões sobre sustentabilidade. Nesta terça-feira, 31 de outubro, estudantes e professores das cooperativas escolares da Sicredi Serrana vivenciaram o cooperativismo na prática. Em mais uma edição de muito aprendizado, 260 jovens participaram do encontro Cooperativas Escolares em Movimento, realizado na Associação dos Motoristas de Garibaldi.

Este ano, o evento despertou os jovens para a sustentabilidade, incentivando o protagonismo na construção de um futuro sustentável. Ao longo da programação, os participantes percorreram sete estações com missões e atividades conectadas aos princípios do cooperativismo e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a assessora de programas sociais da Sicredi Serrana, Jhenifer Coimbra Cardoso, reunir os integrantes das cooperativas escolares é essencial para promover a consciência coletiva. “Acreditamos que pequenos passos fazem uma grande diferença no futuro que desejamos. Incentivamos um olhar do micro para o macro, a fim de que os jovens façam melhorias em sua comunidade, pensando no legado que desejam deixar às próximas gerações. É uma oportunidade de aprenderem com um jeito leve, divertido e cooperativo”, afirmou. 

Ao final do evento, os participantes socializaram os aprendizados, apresentando soluções e alternativas para serem aplicadas em suas cooperativas. Esta etapa foi mediada pelo pesquisador e idealizador do projeto das cooperativas escolares, Everaldo Marin, que destacou os benefícios do cooperativismo entre estudantes e comunidade. “É gratificante ver jovens tão engajados e conscientes do seu papel social. As lições aprendidas hoje com certeza serão levadas para o resto da vida. O cooperativismo transforma, encoraja e oportuniza”, comentou.

Conheça as Cooperativas Escolas

As Cooperativas Escolares ampliam as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, através da vivência dos valores e princípios do cooperativismo. Com o auxílio de um professor orientador, os alunos criam as suas cooperativas com fins educativos. O Programa acontece no contraturno escolar, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e parceria de instituições de ensino que acreditam na proposta educativa. Atualmente, a Serrana fomenta o desenvolvimento de nove Cooperativas Escolares em sua área de atuação no Rio Grande do Sul, distribuídas nos municípios de Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, São Vendelino, Barão, Garibaldi e Tupandi.