Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Fundo Social: comece a se preparar para 2023

16 de Setembro de 2022

Fundo Social: comece a se preparar para 2023

Aprox. 6 min de leitura

Sicredi Serrana já programa nova edição, que deve contemplar projetos com foco em educação, cultura, meio ambiente, saúde e empreendedorismo. Veja como sua instituição pode estar preparada! 

Criado em 2018, o Fundo Social da Sicredi Serrana já repassou R$ 4,4 milhões para projetos distribuídos nos municípios em sua área de atuação. Dessa forma, a cooperativa contribui com o desenvolvimento das nossas comunidades, acreditando e fomentando iniciativas que promovam a transformação social, conecte propósitos e desenvolva pessoas.

Este ano, os números foram bastante representativos: no total, R$ 2,075 milhões foram destinados para 206 projetos contemplados. Após a conclusão dos repasses, a Serrana inicia o processo de acompanhamento dos projetos e prestação de contas por parte das entidades. Mas o trabalho não termina por aí! 
De acordo com Jhenifer Coimbra Cardoso, analista de programas sociais, a cooperativa já trabalha para o lançamento de uma nova edição para 2023. “O interesse pela comunidade é um dos pilares do cooperativismo. O recurso é disponibilizado para entidades com interesse ligado às pessoas, seu crescimento como indivíduos, no seu desenvolvimento intelectual e protagonismo. Estamos, neste momento, analisando o regulamento e desenhando uma nova edição. O objetivo é aprimorar e dar continuidade a um trabalho que impacta”, afirma.  

Márcia Carraro, diretora da Associação Artistas no Palco, acompanhou no dia a dia o potencial transformador do programa. Durante as aulas de teatro para o grupo Sonoro Silêncio, composto por crianças e adolescentes surdos, ela percebeu o interesse da turma na biblioteca da escola. “Eles olhavam os livros, mas não conseguiam compreender e interpretar o que estava escrito. Foi nesse momento que surgiu a ideia do projeto”. O QR Libras, contemplado pelo Fundo Social 2021, teve como objetivo traduzir 10 livros de histórias para a Língua Brasileira de Sinais: um QRCode, aplicado no verso de cada livro, dá acesso a um vídeo com a história contada em Libras pela professora, permitindo que os jovens leiam e assistam ao mesmo tempo. “O sucesso foi tão grande entre eles que não tenho nenhum livro do projeto na estante da biblioteca, estão todos alugados”, comenta Márcia. 

Para o Fundo Social 2022, Márcia foi além e inscreveu o projeto Sonoro Silêncio que tem abrangência municipal. Contemplado nesta edição, o projeto busca qualificar educandos surdos em oficinas de teatro, contação de histórias, artes visuais e capoeira, além de difundir a língua Libras em escolas de educação infantil de Bento Gonçalves, através do teatro e da contação de histórias. “Fui novamente em busca de recursos para continuar o trabalho, levando o Sonoro Silêncio para dentro das escolas, para que os estudantes surdos possam se sentir incluídos e respeitados. Sem o Fundo Social, esses jovens não estariam se destacando tanto e tendo excelentes oportunidades”.

Checklist para o Fundo Social 2023

O Fundo Social destina o valor de 2% dos resultados do ano anterior para serem investidos em projetos que contribuam com o desenvolvimento das nossas comunidades. Comece a pensar em projetos importantes para o desenvolvimento da sua entidade ou comunidade que possam fazer parte da próxima edição. Para ajudar você neste processo, preparamos um checklist para você não perder prazos e ter mais chances de ser contemplado:

- Requisitos:  para participar, as entidades precisam ser sem fins lucrativos, associadas à cooperativa e com, no mínimo, um ano de CNPJ;

- Projetos: pense em projetos com foco em cultura, educação, meio ambiente, saúde e aqueles que estimulem o protagonismo e empreendedorismo;

- Diagnóstico: avalie o que a sua entidade precisa e a viabilidade do projeto;

- Saiba ouvir: entenda as necessidades do seu público. Quando você escuta a demanda, fica mais fácil direcionar o seu projeto e ser assertivo; 

- Seja compreendido: busque uma linguagem clara e acessível, que permita que seu projeto seja compreendido por quem está lendo;

- Aprendizado: tem dúvidas de como colocar a sua ideia no papel? Assista a live que realizamos este ano sobre como estruturar e construir um projeto. Para acessar, clique aqui

- De olho nos prazos: fique atento às datas da nova edição. Todas as novidades serão compartilhadas nas redes sociais da Sicredi Serrana e nos nossos canais oficiais de comunicação. Se precisar de alguma ajuda, entre em contato com o seu gerente ou vá até uma de nossas agências. 

- Dica extra da Márcia Carraro: “O projeto para ter potencial de ser aprovado, precisa ser lido, sentido e compreendido tanto por jovens quanto idosos. Escreva como se fosse um pequeno manual das suas emoções”

Para você se inspirar, confira alguns projetos que já foram contemplados pelo Fundo Social no nosso canal do YouTube. A seleção completa está disponível clicando aqui. Saiba mais em www.sicrediserranars.com.br/fundosocial. Atitudes simples constroem comunidades mais prósperas!