Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco realizam a 6ª edição da Tertúlia, fomentando educação e sustentabilidade

01 de Março de 2024

Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco realizam a 6ª edição da Tertúlia, fomentando educação e sustentabilidade

Aprox. 2 min de leitura

Evento reuniu cerca de 120 profissionais ligados ao programa Cooperativas Escolares para dois dias de integração

Promover o diálogo, a troca de ideias e o aprendizado. Com o olhar no compromisso com a comunidade em que está presente, a Sicredi Serrana e a Sicredi Ouro Branco realizaram uma nova edição da Tertúlia, um evento que se consolida a cada ano, como um marco na formação continuada e na valorização da intercooperação. Nos dias 28 e 29 de fevereiro, Vila Flores foi palco de um encontro que reuniu aproximadamente 120 profissionais ligados ao Programa Cooperativas Escolares.

A 6ª Tertúlia contou com a participação de 11 Cooperativas Escolares da Sicredi Serrana e 42 Sicredi Ouro Branco, representando um movimento consolidado em prol da educação cooperativa e financeira. Professores orientadores, diretores, coordenadores pedagógicos e secretarias municipais de ensino se uniram para debater e absorver conhecimentos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Gestão Financeira da Cooperativa Escolar.

Sempre em busca de um modelo de negócio que alie viabilidade econômica, compromisso social e responsabilidade ambiental, o movimento proporcionou aos profissionais da educação uma oportunidade única de conhecer, vivenciar e desenvolver soluções cooperativas baseadas nos ODS. O objetivo foi gerar impactos positivos que possam ser replicados junto aos estudantes das Cooperativas Escolares.

Entre os destaques do evento, a empresa Piipee conduziu uma discussão enriquecedora sobre o que é Impacto Social, abordando temas como empreendedorismo, sustentabilidade e criatividade. A gestão financeira também foi um tema central, com atividades práticas e um jogo que desafiou os participantes a aplicarem conceitos de gestão financeira em um contexto de cooperativa escolar. O evento encerrou com uma palestra inspiradora sobre espiritualidade nas organizações, ministrada pelo Frei Jaime, que proporcionou um momento de reflexão sobre os valores que norteiam as ações individuais e coletivas em sociedade.

As Cooperativas Escolares  

O Programa Cooperativas Escolares busca ampliar o aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.
O programa acontece no contraturno escolar, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e oportuniza o desenvolvimento de dimensões como: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social.