Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sicredi Serrana parabeniza conquista da denominação de origem de espumantes Altos de Pinto Bandeira

19 de Dezembro de 2022

Sicredi Serrana parabeniza conquista da denominação de origem de espumantes Altos de Pinto Bandeira

Aprox. 2 min de leitura

Pinto Bandeira é a primeira cidade fora da Europa a obter o título. A cooperativa se orgulha em apoiar o movimento construído e sonhado há 10 anos. 

A primeira denominação de origem de espumantes do Brasil é de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha (RS). Os espumantes produzidos no município conquistaram a primeira denominação de origem (DO) da bebida no país. Esta é a primeira vez que uma cidade fora da Europa obtém o título junto à Revista da Propriedade Industrial – o processo levou uma década, desde o início da caminhada por parte da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho). 

A nova DO foi publicada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O selo, reservado às vinícolas Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino, exige regras rigorosas de controle, que envolvem desde o cultivo das uvas até o engarrafamento. Entre os requisitos estão também a fabricação pelo método tradicional e tipicidade comprovada por degustação dos espumantes finos realizada às cegas.

A Sicredi Serrana orgulha-se em apoiar este movimento construído e sonhado há 10 anos. “A Denominação de Origem valoriza ainda mais toda cadeia produtiva, impulsiona a economia e a região. Queremos ser fomentadores permanentes da cultura, do turismo, da uva, do espumante e do vinho, valorizando as famílias, a nossa terra e fortalecendo o cooperativismo”, afirma Marcos André Balbinot, presidente da Sicredi Serrana.  

Além da cooperativa, a DO Altos de Pinto Bandeira teve o suporte e coordenação da Embrapa Uva e Vinho, participação da Embrapa Clima Temperado, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho). 

Nosso reconhecimento às vinícolas Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino, bem como à Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), pela dedicação e entusiasmo na busca da D.O. Juntos, levamos a nossa identidade para o mundo!

LEIA TAMBÉM

Somos o Sicredi

18 de Março de 2021

Somos o Sicredi