Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sicredi Serrana reforça compromisso com a sustentabilidade durante Fiema Brasil 2023

26 de Maio de 2023

Sicredi Serrana reforça compromisso com a sustentabilidade durante Fiema Brasil 2023

Aprox. 3 min de leitura

Cooperativa também participou da Arena de Startups, no Painel Conexão empresas e startups, valorizando a inovação e novas tecnologias.

Com o propósito de fazer o mundo prosperar também através do pilar da sustentabilidade, a Sicredi Serrana RS/ES está conectada a iniciativas que fortaleçam a sua responsabilidade socioambiental. A partir disso, a Cooperativa marcou presença na Fiema Brasil 2023, com o objetivo de aproximar-se ainda mais da cadeia ambiental.

Durante a Fiema Brasil, uma das maiores feiras de negócios e tecnologia em resíduos, águas, efluentes e energia, a Sicredi Serrana apresentou linhas de financiamento para fomentar a sustentabilidade nos negócios, residências e em propriedades rurais. Além disso, na oportunidade, foi possível divulgar as práticas desenvolvidas na área e as ações permanentes da Cooperativa que demonstram o cuidado com o meio ambiente. 

As iniciativas da Sicredi Serrana constituem-se em negócios que demonstram o cuidado com o meio ambiente. Além disso, são formas de a Cooperativa incentivar, a partir do exemplo, outras organizações a investirem em projetos dessa natureza. Por isso, a cooperativa investe na construção de seis usinas fotovoltaicas para capturar energia solar e abastecer 33 agências e a sede administrativa, no Rio Grande do Sul. As usinas de Nova Roma e Monte Belo já estão concluídas e em funcionamento, abastecendo 10 agências. Outras quatro estão sendo construídas nos municípios de Vila Flores, São Sebastião do Caí, Garibaldi e Farroupilha.

Entre outras ações, destaca-se a construção de uma agência Sustentável, localizada em Veranópolis. A agência foi construída a partir de 20 contêineres reciclados, respeitando o conceito de economia verde. A Sustentável conta com design bioclimático, sistema de ar inteligente, sustentabilidade e eficiência em energia e iluminação. Ao completar dois anos de atividades no município, a agência conquistou a certificação LEED Building Design and Construction, nível Gold, que incentiva e acelera a adoção de práticas de construção sustentável.

A Sicredi Serrana também disponibiliza linhas de crédito voltadas à sustentabilidade. As taxas para investimentos em projetos de sustentabilidade hídrica e energias renováveis são reduzidas e atrativas, com prazo de pagamento em até 10 anos.  Os associados que têm interesse em saber mais podem conversar com os gerentes das suas contas nas agências.

Inovação e conexão

Pela primeira vez, a Fiema Brasil realizou a Arena de Startups, movimentando o ecossistema da inovação gaúcha. Mais de 50 startups participaram da jornada de transformação proposta pela Arena de Startups realizada em parceria com a SebraeX, marca de inovação do Sebrae, com painéis, palestras, pitchs e talks. A Sicredi Serrana esteve presente, participando do “Painel Conexão empresas e startups”. O bate-papo também contou com participação da Móveis Florense, Movestock e mediação do Instituto Hélice. Atualmente, a Cooperativa conta com a parceria de startups para construir vantagens aos negócios, a fim de oferecer aos seus associados soluções e produtos cada vez mais competitivos.