Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sicredi Serrana: transformação e movimento marcam 1º Seminário de Educação Financeira nas Escolas

18 de Novembro de 2022

Sicredi Serrana: transformação e movimento marcam 1º Seminário de Educação Financeira nas Escolas

Aprox. 4 min de leitura

Evento foi realizado no dia 10 de novembro, reunindo 280 participantes, em Carlos Barbosa.

Queremos ser cada vez mais relevantes no fomento à Educação Financeira, na ampliação da consciência sobre o seu impacto, na prosperidade e bem-estar das comunidades. Esse é um dos desejos permanentes da Sicredi Serrana RS/ES e que se materializa no dia a dia, em cada ação. Por isso, a cooperativa realizou o 1º Seminário de Educação Financeira nas Escolas – um dia reservado para celebração, troca de ideias e incentivo à vida financeira mais sustentável. O evento foi realizado no último dia 10, no CTG Trilha Serrana, em Carlos Barbosa.

O Seminário de Educação Financeira é um evento inédito na Sicredi Serrana, especialmente criado para docentes envolvidos na Jornada da Educação Financeira nas Escolas, parte integrante do Programa Cooperação na Ponta do Lápis. O objetivo foi proporcionar um espaço para que todos pudessem socializar o trabalho realizado em 2022 com seus estudantes e a comunidade escolar. A primeira edição do Seminário de Educação Financeira nas Escolas reuniu 280 participantes, entre professores, secretários de educação, equipes diretivas e coordenadores pedagógicos de todos os 28 municípios da área de atuação da cooperativa. O evento contou ainda com a presença de assessoras de educação, gestores de agências, conselheiros de administração e fiscal, colegiado executivo e equipe da área de Transformação Social da Sicredi Serrana.

Ao valorizar o encontro, a conversa, a educação e o aprendizado, o Seminário reforça o compromisso da cooperativa com a comunidade. “A Educação Financeira é capaz de transcender a vida de crianças e adolescentes. Isso só é possível porque as escolas abrem espaço para o Sicredi, para falar sobre dinheiro. A educação financeira multiplica sonhos, equilibra a vida e potencializa virtudes. Obrigada por serem professores, por formarem pessoas, vocês são transformação. Recebam o nosso permanente apoio e respeito”, afirmou a vice-presidente da Sicredi Serrana, Maria Sirlei John, durante abertura do evento. 

A escola e os desafios contemporâneos 

As grandes transformações ocorridas na sociedade contemporânea não podem ser ignoradas pela escola. Neste sentido, qual caminho seguir? Para a professora e pedagoga, Fernanda Sobreira, a direção para a mudança inicia com o próprio docente. Pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas e Equipes, Fernanda foi uma das convidadas do Seminário e falou sobre o assunto durante a palestra “A escola e os desafios da contemporaneidade”. “Há um mundo que está acabando e um mundo que está começando, por isso temos uma descontinuidade na educação. Quando a gente se assusta, voltamos para a nossa zona de conforto. Por isso, o primeiro passo para a transformação está em nós”, comentou. 

Segundo Fernanda, estar preparado para novas perguntas, buscar tecnologias de apoio e incentivar a convivência, estão entre os desafios da atualidade. “Devemos pensar sobre a mudança que estamos vivendo, compreendendo que o papel do professor é, sobretudo, conduzir ao conhecimento, apesar do grande fluxo de informações. A escola é como um reflexo da sociedade, faz parte da sociedade, por isso nos direciona a pensar de maneira flexível”, destacou. Outro destaque da programação foi a peça “Os Sonhos São Possíveis”. Com produção do Grupo Cia Espaço da Arte, o espetáculo reflete sobre a educação financeira, utilizando uma linguagem descontraída e lúdica que encantou a todos. 

Sobre a Sicredi Serrana

A Sicredi Serrana é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Com 37 anos de história, está presente em 28 municípios, entre Serra Gaúcha e Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, e região metropolitana do Espírito Santo. A cooperativa segue em seu projeto de expansão com a construção da quinta agência em Bento Gonçalves, no bairro Licorsul (RS); e de mais uma agência no município de Serra (ES).