Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sustentabilidade hídrica: projeto de conservação de nascentes da Sicredi Serrana completa dois anos

13 de Junho de 2023

Sustentabilidade hídrica: projeto de conservação de nascentes da Sicredi Serrana completa dois anos

Aprox. 3 min de leitura

Emater/RS-Ascar apresentou resultados do projeto, que entra na terceira etapa de execução, realizado em parceria com a cooperativa. Evento integrou a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente.    

O Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Sicredi Serrana, chega a sua terceira etapa. O trabalho realizado nestes dois primeiros anos já impacta positivamente os 23 municípios da área de atuação da cooperativa na Serra Gaúcha e Vale do Caí. Os números reunidos até aqui foram divulgados pela Emater na tarde de 07.06, em evento realizado na Cave Brandalise, em Monte Belo do Sul, integrando a programação da cooperativa na Semana Mundial do Meio Ambiente. 

Em dois anos, 92 nascentes de água em propriedades rurais foram protegidas e recuperadas, sendo que 23 destas foram selecionadas como unidades de referência. A etapa final inicia em julho, com previsão de conclusão em junho de 2024. Até lá, mais 46 nascentes serão restabelecidas, totalizando 138 nascentes protegidas. Entre as ações que compõem o projeto, está a instalação completa do sistema de captação de distribuição de água das nascentes, restauração das áreas de preservação permanente (APP’s) e regularização do uso de recursos naturais. 

A programação contou com a visita a uma nascente que integra o projeto, localizada na propriedade de Adair Cecconi e Cleber Brandalise, em Monte Belo do Sul. O extensionista rural da Emater/RS-Ascar, João Becker, apresentou o processo de construção da estrutura física e sua proteção, que inclui reflorestamento das clareiras, cisterna e cloração da água. “A nascente, que antes estava abandonada e contaminada, hoje está cercada e com água própria para consumo. Fizemos também um trabalho de colocar placas de identificação nas árvores para que estudantes possam conhecer mais sobre a vegetação durante as visitas”, comentou durante a apresentação.    

Para o presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, o projeto reforça a preocupação da cooperativa com o desenvolvimento sustentável e visão de longo prazo. “Queremos cada vez mais multiplicar as nossas parcerias, como fazemos com a Emater. Insistimos neste projeto das nascentes, pois acreditamos no potencial destas ações, e é assim o cooperativismo. É preciso despertar a consciência de mais pessoas. Temos muito o que evoluir e contribuir, mas o que foi feito até será inspiração para muitas gerações”, afirmou o presidente em discurso. 

O Projeto de Conservação de Nascentes iniciou em 2021 e visa contribuir para a conservação dos recursos hídricos e ambientais em propriedades rurais da região de abrangência da cooperativa. Os materiais necessários para a implantação dos sistemas são custeados em 70% pela Sicredi Serrana, com contrapartida dos agricultores em 30%. O evento alusivo à Semana do Meio Ambiente também contou com a presença do prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé, extensionistas e técnico da Emater/RS-Ascar, colaboradores da Sicredi Serrana, agricultores, associados e representantes de entidades parceiras no projeto.