Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

V Tertúlia das Cooperativas Escolares reúne professores na cidade berço do cooperativismo

12 de Maio de 2023

V Tertúlia das Cooperativas Escolares reúne professores na cidade berço do cooperativismo

Aprox. 4 min de leitura

Evento aconteceu em Nova Petrópolis, nos dias 9 e 10 de maio, mobilizando cerca de 120 profissionais da educação.

Uma verdadeira imersão de cooperativismo. Assim foi a V Tertúlia das Cooperativas Escolares, um movimento realizado a partir da intercooperação entre Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco. O evento reuniu cerca de 120 professores orientadores, nos dias 9 e 10 de maio, para dois dias de troca de ideias e muito aprendizado. 

Além de marcar o quinto ano de Tertúlia, a iniciativa comemorou os 120 anos de trajetória do cooperativismo de crédito no Brasil. Por isso, a cidade escolhida para a realização do encontro em 2023 foi Nova Petrópolis, cidade berço do cooperativismo. “Há 10 anos, acompanhei o surgimento das Cooperativas Escolares. Voltar aqui é relembrar o passado e valorizar o presente. Quando respiramos este ar, reforçamos o compromisso com a história do cooperativismo na América Latina. Por isso, esta edição tem um significado especial”, destacou Marcos André Balbinot, presidente da Sicredi Serrana, durante abertura do evento.

Com o olhar no compromisso com a comunidade em que está presente, a Sicredi Serrana tem o objetivo de valorizar o reencontro e a conversa com a promoção da Tertúlia. “Quando incentivamos as cooperativas escolares, pensamos em seres humanos melhores para a nossa sociedade. Almejamos que os estudantes de hoje ocupem cargos de liderança no futuro. A semente lançada aqui vai prosperar, com professores que fazem a diferença”, complementou o presidente.

A programação, realizada na Escola Bom Pastor, foi norteada pela Trilha de Aprendizagem Cooperativa composta pelos pilares da experiência, reflexão e avaliação. Todas as etapas fazem parte do jogo “Cooperlândia”, que possui uma metodologia gamificada e inovadora, desenvolvida pela Fundação Sicredi para incentivar crianças e adolescentes na descoberta do universo do cooperativismo.

Se nas cooperativas escolares os estudantes são centrais no processo de aprendizagem, durante a Tertúlia 2023 os papeis se inverteram: os professores assumiram a posição de protagonistas, a fim de criarem outras possibilidades. A partir de missões, dinâmicas e atividades, os participantes se envolveram em construir, juntos, reflexões e melhorias, sempre pautados pelos valores cooperativistas. “Além de estudar o cooperativismo, eles estabelecem relações dialógicas no processo educativo e desenvolvem a autonomia. A Tertúlia desperta para a vontade de aprender, ensinar, liderar e de participar”, avaliou Jhenifer Coimbra Cardoso, analista de programas sociais da Sicredi Serrana.

Entre as atividades, destaque para a apresentação de esquetes pelos professores, Word Café com troca de depoimentos e a confecção de um mapa conceitual. Durante a Tertúlia, os participantes também percorreram a Linha Imperial e realizaram uma visita guiada pela história do local. O encerramento ficou por conta da Palestra Show Valores Humanos, com o sociólogo e mestre em teologia Giovanni Mattiello. Combinando música e bate-papo, Giovanni provocou reflexões, emocionou e falou sobre valores essenciais na atualidade. 

As Cooperativas Escolares 

O Programa Cooperativas Escolares busca ampliar o aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo, impactando diretamente mais de 300 estudantes. Na área de atuação da Sicredi Serrana, o programa acontece no contraturno escolar, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e oportuniza o desenvolvimento de dimensões como: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social. Atualmente, fomentamos o desenvolvimento de nove Cooperativas Escolares, distribuídas nos municípios de Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, São Vendelino, Barão e Garibaldi – previsão é de abertura de mais duas ainda em 2023, em Carlos Barbosa e São Sebastião do Caí. 

Sobre a Sicredi Serrana

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. A Sicredi Serrana conta com 28 municípios em sua área de atuação e está presente nas regiões da Serra Gaúcha e Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, e Grande Vitória, no Espírito Santo. Atualmente, contabiliza mais de 160 mil associados e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.