Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Sicredi conquista evolução em rating ESG global

27 de Novembro de 2023

Sicredi conquista evolução em rating ESG global

Aprox. 1 min de leitura

Avaliação posiciona a instituição financeira cooperativa como a de mais baixo risco ESG entre os bancos privados do Brasil e a terceira da América Latina

O Sicredi conquistou elevação em sua avaliação de risco ESG realizada pela Morningstar Sustainalytics, saindo da nota 15,9 para 14,9, o que mantém a instituição com a avaliação de “Risco Baixo” de sofrer impactos financeiros oriundos de fatores ambientais, sociais ou de governança. O novo rating posiciona a instituição financeira cooperativa com a melhor avaliação entre os bancos privados do Brasil e a terceira da América Latina.

“Enquanto sistema cooperativo, temos uma sinergia muito grande com a melhora da qualidade de vida das pessoas e, cada vez mais, temos aliado a isso a evolução em práticas que promovam a preservação do meio ambiente em todas as nossas atividades. Nosso modelo de governança é referência global, então o reconhecimento desses fatores por meio do rating é algo que nos dá ainda mais entusiasmo para seguir evoluindo constantemente e, por consequência, beneficiar a sociedade”, afirma Alexandre Barbosa, diretor executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi.

Entre as categorias avaliadas, as que mais colaboraram para a evolução do rating do Sicredi foram “Padrões de relatórios ESG”, “Política de liberdade sindical”, “Divulgação de remuneração por gênero” e “Política de investimento responsável”. Com uso de metodologia própria, baseada em padrões internacionais, a Morningstar Sustainalytics avaliou os fatores com maior probabilidade de impacto nas companhias, no meio ambiente ou nas operações da própria empresa nas dimensões de exposição, gestão e risco não gerenciado. O rating de risco ESG da empresa é absoluto, ou seja, comparável entre empresas de diferentes setores da economia e é classificado entre “Irrelevante” (melhor classificação) e “Severo” (pior).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.