3 novos golpes telefônicos que você precisa conhecer
31 de Agosto de 2022
Saiba identificar uma tentativa de golpe e o que você pode fazer para proteger e tornar a sua vida financeira ainda mais segura
O golpe tá aí, mas a gente não quer que você caia! Cuidar da sua segurança é o nosso compromisso. O número de golpes financeiros cresce na mesma proporção do avanço digital. Aqueles aplicados por telefone são os mais comuns, mas continuam fazendo vítimas, principalmente pelas facilidades que o smartphone oferece. Com apenas um clique ou um dado pessoal informado ao golpista, é possível perder muito dinheiro.
Por isso, acreditamos que estar informado é a principal forma de se manter longe dos golpes e evitar prejuízos no seu bolso. Conheça os 3 novos golpes telefônicos que estão circulando e saiba como se proteger.
Golpe da Central de Atendimento
Você recebe uma ligação que parece ser da Central de Atendimento da sua instituição financeira ou de alguma loja. As gravações e menus são bem parecidos com os originais. No entanto, a pessoa avisa que você está com algum problema, que pode ser, por exemplo, uma compra suspeita ou a necessidade de atualização de senhas. A vítima, pensando que a ligação é verdadeira, acaba passando mais dados.
Esse é o golpe do 0800: geralmente o número que está ligando para você é o mesmo do seu banco. Com o avanço da tecnologia, é possível ter acesso a aplicativos que emulam o número da central de atendimento e até alteram a voz.
Dados pessoais e senhas nunca são solicitados por ligação. Além disso, os números de telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de lojas ou instituições financeiras são apenas receptivos, ou seja, funcionam apenas para receber ligações dos clientes. Quando perceber que é golpe, desligue a ligação imediatamente. O importante também é não voltar a ligar em seguida para o número da central. O golpista pode prender ligações de telefone por até 5 minutos, mesmo depois que a pessoa desligou. Se você desconfiar, espere mais de 10 minutos para entrar em contato com a sua instituição financeira ou procure uma agência.
Golpe via SMS
O golpe aplicado via SMS parece coisa do passado, mas ainda faz muitas vítimas, por utilizar cada vez mais tecnologia. Uma delas é por meio do phishing (referência à palavra fishing, que significa pescaria em inglês). As mensagens são enviadas a partir de um short-code, um número curto, com cinco ou seis dígitos, muito utilizado pelos serviços oficiais. Nesse crime cibernético, o golpista lança iscas com mensagens aparentemente reais, com o objetivo de fazer com que você realize alguma ação, seja informar dados pessoais, senhas ou direcionar para que você clique em sites falsos.
Outra tática bem atual é enviar SMS informando sobre um Pix, com valor alto, supostamente efetuado pelo usuário. Como o usuário desconhece a transação, acaba ligando para o número 0800 indicado na mensagem, para saber mais detalhes ou bloquear a operação. Quando a pessoa liga para a suposta central de atendimento, os golpistas pedem mais informações, como número de conta, senhas ou códigos de autenticação.
Como não é possível bloquear os números de 0800 ou os short-codes, pois são ferramentas legítimas de comunicação, a orientação é de sempre desconfiar das mensagens recebidas por números desconhecidos, sejam elas por SMS ou outros aplicativos. Conhecer o estilo de golpe é a principal prevenção e, na dúvida, entre em contato diretamente com a instituição financeira ou via aplicativos oficiais para proteger os seus dados.
Golpe do funcionário falso
Nesse tipo de golpe, o fraudador procura por informações sobre funcionários da empresa e criam uma conta no WhatsApp com a mesma foto e nome completo do colaborador. Depois disso, liga para a vítima ou envia uma mensagem se passando pelo funcionário da instituição financeira ou de uma loja em que você é cliente. A estratégia é informar uma falsa irregularidade, orientando você a ligar para a central de atendimento. Automaticamente, quando você desliga para fazer outra ligação, os golpistas permanecem na linha, simulando o atendimento. Dessa forma, pedem que você digite sua senha no telefone e passe outros dados de segurança.
Outra tática, é pedir para que você entregue seu cartão para um colaborador que irá até a sua residência. Lembre-se que nenhuma instituição financeira entra em contato solicitando senhas, número de cartão ou códigos. Um colaborador nunca irá até a sua casa recolher um cartão ou pegar cópias de documentos. Tenha cuidado com esse tipo de ligação e não passe nenhuma informação. Na dúvida, desligue o telefone e, após alguns minutos, informe a situação através dos canais oficiais de atendimento.
Como se proteger de um golpe?
- Desligue o telefone assim que desconfiar da fraude;
- Se receber uma ligação ou tentativa de golpe parecido com os listados acima, avise imediatamente seu banco;
- Não passe seus dados pessoais, dados bancários, códigos de cartão ou senhas. As instituições financeiras nunca solicitam informações sensíveis ou confirmações por telefone;
- Não siga nenhum passo a passo orientado por telefone fixo;
- Nunca entregue seu cartão a ninguém que não seja realmente um colaborador da sua instituição financeira.
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