Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

13º salário: cinco dicas para usar o dinheiro extra com eficiência

19 de Novembro de 2021

13º salário: cinco dicas para usar o dinheiro extra com eficiência

Aprox. 4 min de leitura

Com a proximidade do pagamento do benefício, a Sicredi Serrana orienta sobre a melhor forma de administrar o valor

O fim de ano se aproxima e com ele a chegada do décimo terceiro salário. Um dinheiro extra é sempre bem-vindo, principalmente em um cenário econômico de altos e baixos. Os trabalhadores que atuam com carteira assinada e outros arranjos contratuais devem receber a primeira parcela do pagamento até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

O recurso financeiro adicional pode trazer alívio para as contas e oportunidades de investimentos. Mas você já sabe o que fazer com o seu 13º salário? A Sicredi Serrana RS/ES auxilia você sobre a melhor forma de administrar o dinheiro, seja para quitar dívidas, fazer uma reserva de emergência ou começar 2022 com a saúde financeira em dia. Escolha a que mais se encaixa com o seu momento de vida ou planos que deseja colocar em prática.

Acumulou dívidas? Use o 13º para quitá-las

Se ao longo do ano você atrasou alguma conta ou surgiu algum imprevisto que deixou você inadimplente, o 13º é um dinheiro extra para quitar essas dívidas. Foque no pagamento dos valores mais caros e que possuem os juros mais elevados. É uma boa época para renegociar os débitos e organizar melhor as despesas. 

Lembre dos gastos extras de janeiro

Está com as finanças em dia? Ótimo! Mas saiba que o momento ainda exige planejamento. O início do ano sempre chega com gastos extras como IPTU, IPVA, matrícula da faculdade ou compra de material escolar para as crianças. Reserve o 13º para esses gastos e inicie 2022 de forma mais tranquila.  

É hora de fazer a sua reserva de emergência

Se os gastos de janeiro já estão sob controle, o momento é de investir na sua reserva de emergência. Ela é importante para você ter um dinheiro guardado para situações de imprevistos, como um carro ou eletrodoméstico que quebrou. Dessa forma, você evita pedir dinheiro emprestado ou ficar sem resolver o seu problema por falta de recursos. Quer saber como iniciar a sua reserva de emergência? A Sicredi Serrana tem um passo a passo completo no blog. Clique aqui para saber mais. 

Investimento como estratégia

Com a reserva financeira garantida, você precisa guardar esse valor da melhor forma, ou seja, investindo. As melhores aplicações são aquelas que possuem alta liquidez, em que você pode sacar o dinheiro em qualquer dia. Alguns exemplos são Poupança, Renda Fixa e CBD’s de liquidez diária.  

Compre os presentes à vista

Após organizar as finanças e analisar as suas estratégias de investimento, você pode começar a pensar em outros gastos como presentes de Natal. Uma parte do seu 13º salário pode ser destinada para as compras de final de ano, mas procure estabelecer um limite e avalie critérios de necessidades. E o mais importante: pague à vista! Nessa época, as lojas concedem maior desconto e você evita o parcelamento desnecessário. 

A melhor forma de dar um destino certo ao seu 13º salário é agindo com calma, evitando o impulso e buscando sempre por conhecimento. Agora que você já conhece algumas estratégias, que tal iniciar hoje o seu planejamento financeiro? Se você precisar de um apoio nessa organização, conte com a Sicredi Serrana através de nossos canais digitais, WhatsApp (51) 3358.4770 ou na agência mais próxima.