Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

3 perguntas para se fazer antes de comprar na Black Friday

21 de Novembro de 2023

3 perguntas para se fazer antes de comprar na Black Friday

Aprox. 2 min de leitura

Aprenda com a Sicredi Serrana como fugir da ansiedade e das compras por impulso para não comprometer suas finanças.

Faltam poucos dias para a Black Friday, mas antes de aproveitar a época de preços atrativos, vale a reflexão: como não comprometer a saúde financeira? Anúncios de ofertas, desconto à vista e parcelamentos vão aparecer por todos os lugares, de e-mail até na tela do celular. Tenha em mente que esse período pode gerar muita ansiedade e estresse. Se as compras acontecerem por impulso, as chances de arrependimentos são altas. 
O conhecimento e controle da própria vida financeira nos afasta das compras por impulso. Não é tarefa fácil, mas com disciplina e aprendizado, evitamos exageros sazonais. Para te ajudar neste processo, a Sicredi Serrana separou três perguntas essenciais para você se fazer antes de cada compra. 

1.    Eu posso comprar? 

Analise sua situação financeira! Olhe para suas finanças e reflita se este realmente é um bom momento para gastar. Se todos os seus compromissos financeiros estiverem em dia, pode ser uma boa aproveitar as promoções. Pense nos motivos que estão despertando o seu desejo de compra e se é algo que você precisa mesmo. Essa pergunta é a chave para o caminho de uma vida financeira equilibrada!

2.    Eu preciso comprar?

Consumo consciente é sinônimo de planejamento, propósito e durabilidade. Saiba exatamente o que vai comprar. Pode ser um produto novo ou serviço, o importante é já ter em mente o que vai comprar para não gastar por impulso. Pesquise os preços com antecedência e prefira produtos com um custo-benefício melhor. 

3.    Quanto posso gastar? 

Se você precisa mesmo do produto e sabe que ele vai durar, podendo ser utilizado por muito tempo, avalie seu orçamento. Com o objetivo em mente, defina o quanto pode gastar, levando em conta suas despesas fixas. Pense sempre a longo prazo! Avalie com calma se a compra cabe mesmo no seu orçamento, sem comprometer sua vida financeira.

E agora, mais preparado para enfrentar a enxurrada de anúncios? Preste atenção no comércio da sua região: muitas lojas costumam participar da Black Friday, com chamadas queimas de estoque para reposição de produtos, dando lugar nas prateleiras para as novas coleções. Seguindo nossas dicas, você faz deste um bom momento para você e o seu bolso. Se precisar de um apoio para sua organização ou planejamento, entre em contato com a gente.