Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Black Friday e consumo consciente em 3 passos

23 de Novembro de 2022

Black Friday e consumo consciente em 3 passos

Aprox. 8 min de leitura

Antes de comprar qualquer coisa na sexta-feira mais aguardada do ano, responda a três perguntas dos nossos especialistas em educação financeira.

Os anúncios de ofertas, desconto à vista, parcelamento e oportunidades exclusivas não param de pipocar na tela do seu celular ou lotar a caixa de entrada do seu e-mail? A gente te entende! Nesta sexta-feira, 25 de novembro, acontece a Black Friday – um movimento mundial que marca o início do período de compras de fim de ano. Com tantas condições especiais, fica difícil manter o cartão de crédito dentro da carteira ou deixar passar aquela promoção que parece inacreditável. Tenha em mente que esse período pode gerar muito estresse, arrependimentos e até comprometer o seu planejamento financeiro. 

Mas será que é possível se manter sustentável, seguindo um consumo consciente, principalmente em épocas como a Black Friday? Os assessores de educação financeira da Sicredi Serrana, André Luis Thums e Júlia Elisabeth Marx Tagliari, acreditam que sim. “O conhecimento e controle da própria vida financeira nos afasta das compras por impulso. Não é tarefa fácil, mas com disciplina e aprendizado, evitamos esses exageros sazonais”, afirmam. Para te ajudar neste processo, eles separaram três perguntas essenciais para você se fazer antes de cada compra. Vamos lá?

1.    Eu preciso mesmo disso?

    Essa pergunta é a chave para o caminho de uma vida financeira equilibrada. Ela também abre espaço para muitas outras e tem como objetivo frear a compra por impulso. Pense nos motivos que estão despertando o seu desejo de compra e se é algo que você precisa mesmo. “Assim como dizemos que não é indicado ir ao supermercado com fome, pela nossa tendência a colocar no carrinho itens que não constavam na lista de compras, as emoções negativas podem impactar o motivo das compras”, comentam. Uma alternativa é cultivar outros hábitos para lidar com esses sentimentos, como praticar uma atividade física, hobby ou passar um tempo com os amigos. 

2.    Quanto tempo esse produto vai durar? 

    Consumo consciente é sinônimo de planejamento, propósito e durabilidade. Já escutou por aí a expressão “barato que saiu caro?”. Neste segundo momento, a pergunta tem como objetivo questionar por quanto tempo você irá usar o produto que está comprando. É um bem durável? Você pode economizar mais um tempo e escolher um produto com um custo-benefício melhor? “Às vezes é melhor esperar e investir em um item com maior qualidade. Se é algo que você vem desejando e está nos seus objetivos, pesquise em diferentes locais e avalie se o desconto é real”, sugerem os especialistas.  

3.    Está dentro do meu orçamento?

        “Não adianta aproveitar a promoção e se endividar no cartão de crédito. Prudência e planejamento são palavras essenciais para esse momento. Comprar apenas para aproveitar a promoção também não é recomendável”, alerta André. Se você precisa mesmo do produto e sabe que ele vai durar, podendo ser utilizado por muito tempo, avalie seu orçamento. Não caia em uma ilusão da vantagem imediata: esteja sempre atento ao seu planejamento de objetivos a curto, médio e longo prazo para poder avaliar com calma se a compra cabe mesmo no seu orçamento, sem comprometer sua vida financeira.

        Gostou do conteúdo? Agora é só ficar de olho nas oportunidades e no comércio da sua região. As lojas de bairro e o comércio local também costumam participar da Black Friday, com chamadas queimas de estoque para reposição de produtos, dando lugar nas prateleiras para as novas coleções. Se optar por comprar on-line, cuidado com os golpes. Saiba mais clicando aqui. Aproveite e compartilhe esse post com um amigo que também precisa ler essas dicas essenciais. Se precisar de um apoio para sua organização ou planejamento, entre em contato com a gente pelos nossos canais digitais.       

LEIA TAMBÉM

Não caia em uma roubada!

07 de Abril de 2021

Não caia em uma roubada!