Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Conceitos essenciais que todo investidor precisa conhecer

03 de Agosto de 2023

Conceitos essenciais que todo investidor precisa conhecer

Aprox. 5 min de leitura

A Sicredi Serrana separou alguns termos do universo de investimentos para que você tenha mais segurança na hora de investir. 

Você já pensou em pegar um dicionário de Língua Portuguesa para pesquisar alguma palavra relacionada a investimentos? Pois é, o universo dos investimentos está cheio de nomes complexos, mas isso não é motivo para afastar as pessoas. Investir está ao alcance de todas as pessoas. O Sicredi Explica de hoje separou o significado de cinco termos essenciais para você ter mais segurança e não cair em nenhuma armadilha. 

1)    Taxa de Juros

É rentabilidade que você receberá das suas aplicações. Pode ser apresentada de forma diária, mensal, anual ou ao período. Por exemplo: se você faz uma aplicação prefixada que vai pagar 1% ao mês, a taxa de juros é 1%; se você fez uma aplicação prefixada que vai pagar 12,78% ao ano, a taxa é 12,78% ao ano. Se transformarmos essa taxa em taxa mensal, ela equivale a 1% ao mês. Na prática, 1% ao mês é a mesma coisa que 12,68% ao ano.

2)    SELIC

SELIC é a taxa de juros oficial do Brasil, é a referência. Ela é definida e controlada pelo Banco Central do Brasil e é um guia da economia do país. O Bacen se reúne oito vezes por ano para discutir se é necessário alterar a Selic. É a principal ferramenta usada para controle da inflação do Brasil. Se a inflação está muito alta, o Bacen sobe a Selic. Quando a inflação está abaixo do planejado, o Bacen diminui a Selic. Se a Selic sobe, fica mais caro pegar dinheiro emprestado nos bancos, mas os juros nas aplicações de Renda Fixa são mais altos. Quando a Selic cai, fica mais barato pegar dinheiro emprestado nos bancos, mas as aplicações rendem menos. 

3)    CDI

Certificado de Depósito Interbancário é o custo que os bancos têm para emprestar dinheiro entre eles. Por uma determinação do Banco Central, todos os dias os bancos precisam fechar seu caixa zerado. O banco que emprestou mais para seus clientes, pega dinheiro emprestado de outra instituição bancária para fechar o dia. O banco que captou mais dinheiro de seus clientes empresta para os outros e cobram uma taxa de juros por isso. CDI é o custo que os bancos usam como padrão para remunerar as nossas aplicações também. O conceito de CDI é importante, pois vai acompanhar a vida do investidor do início ao fim da jornada, pois grande parte das aplicações de renda fixa são atreladas ao CDI.  

4)    Inflação

A inflação é a perda de valor de compra do nosso dinheiro. Se eu tenho R$ 100 hoje para ir ao mercado fazer minhas compras, será que daqui a um ano eu consigo adquirir a mesma quantidade de itens? Isso é inflação na prática. Inflação dentro do limite estabelecido pelo Banco Central é bom, desenvolve a economia e gera prosperidade, de pessoas e negócios. Inflação muito baixa é ruim, pois é sinal de que a economia do país está parada, o que pode gerar consequências ruins como desemprego, por exemplo. E inflação muito alta também é ruim, pois o dinheiro literalmente perde valor. 

5)    Diversificação

Essa é uma estratégia de investimento comum no mercado, que se resume em dividir o seu dinheiro em produtos diferentes. Assim você consegue reduzir os seus riscos, e aumentar o potencial de rentabilidade. Quando você coloca os seus recursos em diferentes aplicações, normalmente eles vão variar, oscilar de várias formas. Isso acontece porque geralmente quando um ativo está em alta, outro pode estar em queda. Com isso a sua carteira de investimentos fica mais estabilizada.

Por exemplo, quando o dólar está em alta, a bolsa de valores está em baixa, e o contrário também acontece. Como são dois indicadores que oscilam bastante, aplicando um pouco em cada um deles você protege sua carteira contra essas oscilações. Esse é o principal efeito da diversificação. O ideal é você diversificar a carteira com diferentes níveis de liquidez e rentabilidade. 

Entender o que é Taxa de Juros, Taxa Selic, CDI, Inflação e Diversificação é importante para que você saiba se seu dinheiro está rendendo muito ou pouco – são os principais pontos de referência de suas aplicações. Sabendo e conhecendo esses cinco pontos, você estará preparado para seguir nos seus investimentos.