Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Construa o seu planejamento financeiro em quatro etapas

27 de Outubro de 2023

Construa o seu planejamento financeiro em quatro etapas

Aprox. 2 min de leitura

Um guia para quem quer colocar as contas em dia e criar oportunidades a partir da organização das finanças

Como está a temperatura das suas finanças? Se a sua situação é de “febre financeira”, ou seja, está com saldo negativo, gastos descontrolados e planos apenas no papel, saiba que o melhor antitérmico para você está aqui. Reunimos os movimentos necessários para quem está em busca de organização e do melhor relacionamento com o dinheiro. Seguindo estas quatro etapas, é possível conquistar uma vida financeira saudável e cheia de sonhos realizados. Vamos lá?


Etapa 1: Autoconhecimento

Neste primeiro momento, é importante que você se conheça. Que tal rever o seu relacionamento com o dinheiro? Quando desenvolvemos uma atitude positiva em relação às finanças, os sonhos e objetivos ficam mais próximos. Se os seus planos estão ainda no papel, dê um passo a mais: saiba quanto que custam os seus sonhos de curto, médio e longo prazo. Dessa forma fica mais fácil perceber quanto é necessário economizar e como fazer isso. Consumir com responsabilidade é o foco desta etapa. Saiba o que é importante e essencial para a sua família e evite as compras por impulso. Antes de gastar, questione-se: eu realmente preciso disso?

Etapa 2: Organização 

Agora que você já sabe o que é gasto essencial, o momento é de organizar. Com um diagnóstico financeiro é possível perceber de forma mais clara quais são as principais despesas e o que pode ser revisto. Nunca é tarde para iniciar este diagnóstico. Coloque as despesas na ponta do lápis! Depois disso, estabeleça um orçamento mensal, incluindo a renda da casa e custos básicos. No primeiro dia de cada mês, volte para o orçamento, reveja o que foi planejado e compare com o que foi realizado. Essa prática mostra erros e acertos e é importante para continuar alinhando o orçamento ao longo do ano, até que tudo vire um hábito. 

Etapa 3: Planejamento

Com tudo anotado e na ponta do lápis, separe pelo menos 10% dos ganhos mensais para formar uma reserva de emergência para eventuais imprevistos. Quer entender melhor a importância da reserva de emergência e como estruturar a sua? Clique aqui. Na fase de planejamento, considere custos fixos com manutenção de carro, material escolar, matrícula das crianças e até mesmo viagens. Poupar com antecedência é estratégico para o bolso! Um ponto de atenção: cuidado com endividamento e evite parcelar fatura do cartão de crédito. Aposte na prudência e na inteligência financeira.

Etapa 4: Sustentar e crescer

Chegou na última etapa? Agora é hora de cuidar dos seus investimentos para continuar crescendo. Sustentar boas práticas na vida financeira é um grande desafio, mas com muitos benefícios a longo prazo. Quando você investe o seu dinheiro, garante que ele continue crescendo, com a segurança que precisa para realizar sonhos!  
Se você precisar de um apoio nessa organização, conte com a gente através de nossos canais digitais, WhatsApp (51) 3358.4770 ou na agência mais próxima. Para tudo que tem valor, Sicredi. Sua certeza sempre!