Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Copom mantém Taxa Selic em 13,75% a.a. pela terceira vez consecutiva

26 de Outubro de 2022

Copom mantém Taxa Selic em 13,75% a.a. pela terceira vez consecutiva

Aprox. 4 min de leitura

Entenda como a decisão influencia seus investimentos a longo prazo, após ciclo de aperto monetário

Após três reuniões seguidas, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) decidiu manter a taxa de juros em 13,75% ao ano, confirmando o fim do ciclo de alta da Selic.

A decisão é amparada em alguns fatores econômicos, com sinalização positiva relacionada ao controle da inflação, como a redução do IPCA pelo terceiro mês consecutivo, perda de tração no preço das commodities e desaceleração da demanda. Os sinais de normalização das cadeias globais de produção e estímulos fiscais do governo também são fatores de influência.

Mas se o Copom considera todos esses efeitos como positivos em relação à inflação, por que ainda não começou a baixar a taxa de juros? Afinal, taxa de juros alta é justamente para baixar a inflação!

Análise e perspectivas

Embora a atividade industrial esteja ainda aquecida e os índices de desemprego tenham caído, alguns fatores são potenciais para a alta da inflação brasileira, como a instabilidade na economia norte-americana, inflação alta na Europa e o preço do barril de petróleo subindo. Além disso, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a recente renúncia da primeira-ministra do Reino Unido refletem no cenário nacional e ainda pressionam a inflação.

Em função destes fatores, o Copom entende que ainda é cedo para iniciar movimentos de estímulo à economia, por isso a redução da taxa Selic fica mais distante deste horizonte.

A área econômica do Sicredi acredita que o Copom deve iniciar o movimento de redução da taxa Selic apenas em junho de 2023 – a perspectiva é de que o próximo ano encerre com uma taxa anual de 10,5%.

Movimentos de carteira

Quando falamos em investimentos, identificamos uma boa oportunidade para uma janela de 12 meses, com aplicações de renda fixa com rendimentos por volta de 1% ao mês.

Se a redução da inflação for confirmada, e ainda mantida em um patamar considerável de estabilidade, aplicações atreladas ao IPCA podem ser boas alterativas, pensando em médio e longo prazo.

Em relação à renda variável, como o mercado de ações, por exemplo, a redução da Selic e controle da inflação podem, entre outros fatores, impulsionar o desempenho das empresas e, por consequência, a bolsa de valores.

Independentemente do seu perfil, seja ele conservador, moderado ou arrojado, a Sicredi Serrana tem opções de investimento, da renda fixa à renda variável, da poupança à bolsa de valores. Acesse seu aplicativo e confira todos os produtos disponíveis para compor sua carteira de investimentos.
 

Texto: Daniel Kurmann - Assessor de Investimentos da Sicredi Serrana