Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Educação financeira para crianças em 8 passos

11 de Outubro de 2022

Educação financeira para crianças em 8 passos

Aprox. 4 min de leitura

Conversar sobre dinheiro pode ser complexo, mas a gente te ajuda a simplificar com algumas dicas.

Você já tentou falar de dinheiro com as crianças de todas as formas, mas sem resultado? A gente entende você! A conversa sobre educação financeira com os pequenos não precisa, e nem deve, se transformar em um bicho-papão. Iniciar esse diálogo pode parecer complexo, mas com algumas dicas tudo fica mais simples e divertido. Confira os 8 passos da Sicredi Serrana para descomplicar o assunto.

1) A origem do dinheiro

O dinheiro vem do caixa eletrônico? É claro que não!! Você sabe disso, mas as crianças não nascem com esse entendimento. Explique a origem do dinheiro, sobre o trabalho, o preço das coisas e a importância de economizar. Essa é uma boa forma de iniciar a conversa. 

2) Aprender com a imaginação

Entre os 3 e 7 anos, as crianças estão na fase lúdica. Histórias, contos ou gibis são opções para falar sobre dinheiro. Pense em uma experiência imaginativa!

3) Necessidade x desejo

Ensine sobre a diferença entre comprar algo porque precisa e comprar algo porque deseja. Explique desde cedo que o dinheiro precisa garantir o pagamento das contas essenciais da casa e cobrir os custos de alimentação, educação, aluguel, condomínio, entre outros. Converse sobre o orçamento doméstico e aborde a questão da compra por desejo ou impulso: prudência e disciplina são palavras que servem como aliadas para a compreensão.

4) Tradicional cofrinho

O cofrinho é seu aliado! Para começar, convide para depositar algumas moedas e pensar em um objetivo para economizar. Vale até customizar o cofrinho para deixar tudo mais criativo. 

5) Vivenciando na prática

Quando combinamos teoria com prática, a partir de exemplos do dia a dia, tudo fica mais claro para as crianças. Por isso, convide seu filho para ir ao mercado fazer compras com você. Vale, ainda, uma visita até uma agência da Sicredi Serrana! Reserve esses momentos para ensinar sobre economia, compras, depósito ou poupança. A experiência vai inspirar perguntas e ajudar na conversa sobre dinheiro. 

6) Pense na mesada

Essa é uma maneira bem tradicional dos pequenos terem o primeiro contato com o dinheiro. Se fizer sentido para você e para sua família, pode ser uma opção. A mesada ajuda as crianças a desenvolverem um bom relacionamento com o dinheiro, principalmente para que saibam gerenciar o que ganham. Estabeleça o valor, as regras e combine tudo com a criança – o movimento vai ajudar muito no amadurecimento emocional e financeiro. 

7) Momento dos sonhos

Com a mesada, chega a hora de ajudar a criança a pensar em um sonho e a fazer planos. Nessa fase, você estimula a criatividade e o planejamento. “O que você pode fazer com o dinheiro que economizou?” ou “Quanto você precisa economizar para realizar seu sonho?” são algumas das perguntas que podem orientar você. Pense com seu filho, calcule o orçamento e tire todas as dúvidas. Seja um parceiro na hora de sonhar!  

8) Exemplo vem primeiro

Achou que a gente ia deixar você de fora? De jeito nenhum! As crianças assimilam desde muito cedo os hábitos de consumo e a forma com a qual a família se relaciona com o dinheiro. Por isso, não adianta você ensinar uma coisa e praticar outra. Seja uma inspiração para o seu filho, ensinando de uma forma leve, com boas práticas, para que possam pensar em um futuro financeiro sustentável. O exemplo começa com você!  

Somos uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Cooperar para uma vida financeira sustentável está na nossa essência. Se você precisar de um apoio extra para falar sobre dinheiro com as crianças, conte com a Sicredi Serrana.