Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Escalada da educação financeira para 2023

13 de Janeiro de 2023

Escalada da educação financeira para 2023

Aprox. 3 min de leitura

Coloque em prática suas metas financeiras com as dicas da Sicredi Serrana.

Sabe aquele pedido que você fez na vidada do ano, para que 2023 seja de muita prosperidade, riqueza e saldo positivo na conta? A Sicredi Serrana deseja o mesmo para você. Mas nada vai acontecer se a mudança não começar por você. Usar roupa amarela no 1º do ano não é suficiente! Se você está sentindo uma ressaca financeira após as festas, férias e praia, o que está faltando é organização financeira. 

A Sicredi Serrana auxilia você a conciliar os momentos de lazer com equilíbrio e disciplina. Coloque em prática suas metas com a escalada da educação financeira. Siga os 5 passos abaixo: 

1 – Deixe de comprar por impulso: essa é a regra número 1 para quem busca a independência financeira. Para começar a sua organização, entenda quanto você recebe mensalmente e quanto gasta. Avalie, após esses cálculos, quanto podem guardar por mês. Mesmo que no início seja pouco, faça da separação mensal desse valor um hábito. Guarde o cartão de crédito no bolso e fuja das compras que não estão no seu planejamento. 

2 – Viva um degrau abaixo da sua capacidade financeira: nunca viva no limite e sim gastando menos do que recebe. Adote essa dica dos nossos especialistas e viva um degrau abaixo. Se sua renda mensal é de R$ 3 mil, o valor das suas despesas não pode ser igual ou maior que R$ 3 mil. Gastando menos do que ganha, você retoma a sua capacidade financeira e deixa de viver no limite.

3 – Que tal uma renda extra? A ideia da renda extra é que você garanta uma folga no seu orçamento, principalmente se você atrasou alguma conta ou ficou inadimplente em 2022. Use como estratégia para complementar o seu salário. Escolha uma atividade que você já faça, que tenha afinidade e que não precise de grandes investimentos. 

4 – Prepare a sua reserva de emergência: ela é importante para a sua saúde financeira e mental, já que você fica mais tranquilo sabendo que, havendo imprevistos, conseguirá resolvê-los. O indicado é ter de três a doze meses de gastos da família investidos. Em caso de zerar seus rendimentos mensais, você terá tranquilidade para não acumular dívidas nos próximos meses e um tempo para buscar uma forma de voltar a ter seus rendimentos. Quer saber mais sobre reserva de emergência? Clique aqui

5 – Dinheiro parado na conta não rende. Invista! Se você conseguiu fazer a sua reserva financeira, agora você precisa guardar esse valor, ou melhor, investir. Aplique em investimentos que possuem alta liquidez. Alguns exemplos são Poupança, que você pode salvar a qualquer momento, ou investimentos em Renda Fixa, que garantem uma rentabilidade um pouco maior e podem ser pré-fixadas e pós-fixadas. 

Inicie aos poucos essa escalada, com foco e determinação. Comece com um objetivo e vá avançando, até fazer parte da sua rotina. A independência financeira aguarda você no topo! Se precisar de um apoio, conte com nossos consultores especializados.