Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Organização financeira: 5 dicas para micro e pequenas empresas

05 de Outubro de 2023

Organização financeira: 5 dicas para micro e pequenas empresas

Aprox. 1 min de leitura

Conte com a Sicredi Serrana para fazer parte do seu negócio. Confira alguns ensinamentos que podem fazer a diferença no seu dia a dia.

Hoje é dia nacional da Micro e Pequena Empresa e dos Empreendedores. Quando você escolhe a Sicredi Serrana, construímos juntos o futuro da sua empresa e fortalecemos o desenvolvimento local. Pensando nisso, separamos algumas dicas para impulsionar o seu empreendimento. 

Dica 1: Planejamento orçamentário

O primeiro passo para o sucesso é realizar um bom planejamento financeiro, listando objetivos, estratégias e projeções da empresa, considerando curto, médio e longo prazo. Considere o principal objetivo do seu negócio e planeje as ações. Desta forma, você mantém o controle da sua empresa e consegue pensar melhor na gestão.

Dica 2: Separe contas pessoais das empresariais

Parece básico, mas acredite! Muitas micro e pequenas empresas acabam falhando por misturarem conta pessoal com a empresarial. Quando isso acontece, prejudica a visão real sobre a situação financeira da empresa. Por isso, tenha uma conta para pessoa física e outra para pessoa jurídica para evitar problemas futuros relacionados à divisão de contas e lucros.  

Dica 3: Use softwares de gerenciamento

A tecnologia é uma grande aliada para quem empreende. Os processos manuais geralmente são mais lentos e passíveis de falha. Use e abuse de software de gestão para controlar fluxo de caixa, registrar movimentações e tomar decisões inteligentes. Com a automatização de dados, você integra informações e consegue ter um panorama melhor do seu negócio. 

Dica 4: Coloque pequenas despesas em primeiro plano

Antes de olhar para gastos grandes, como aluguel, impostos e salários, dê atenção às despesas rotineiras e menores. Você vai precisar ter esta visão ampla e de controle dos gastos, incluindo gastos mínimos que às vezes não parecem importantes.   

Dica 5: Crie uma reserva financeira

A formação de uma reserva é bem estratégica, principalmente para quem estiver começando e não tiver plena segurança do negócio. A reserva de emergência evita que você fique desamparado em momentos de imprevistos.      

 

Para a empresa, facilita 

A Sicredi Serrana possuiu soluções para empreendedores. Confira algumas facilidades:

Soluções: produtos e serviços que apoiam a gestão financeira do seu negócio. Como associado, você também participa das decisões e dos resultados da cooperativa.
Crédito: prazos e tarifas adequados à realidade do seu negócio.
Cartão de crédito: cartões são parceiros no crescimento dos seus negócios. Você separa as despesas empresariais dos pessoais, pode comprar no Brasil e no exterior.
Antecipação de recebíveis: é possível antecipar os pagamentos de vendas feitas a prazo, utilizando como garantia o que a empresa tem a receber.

Nós cuidamos da vida financeira da sua empresa. Conte com a gente para fazer parte do seu negócio. Se você precisar de um apoio, conte com a gente através de nossos canais digitais, WhatsApp (51) 3358.4770 ou na agência mais próxima. Para tudo que tem valor, Sicredi. Sua certeza sempre!