Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Selic cai para 12,25% a.a.

01 de Novembro de 2023

Selic cai para 12,25% a.a.

Aprox. 2 min de leitura

Corte de 0,50% confirma expectativa do mercado. Confira uma projeção de como ficam os investimentos. 

Concluída hoje, a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) reduziu em 0,50% a taxa Selic, passando de 12,75% para 12,25% ao ano. Mesmo com a recente alta do dólar e com os juros altos nos Estados Unidos, o corte foi confirmado e se mantém alinhado às expectativas do mercado.

O IPCA-15, que é a prévia da inflação de outubro, foi de 0,21%, também confirmando os 0,20% que eram esperados. A inflação acumulada dos últimos 12 meses (até setembro) está em 5,19% – apesar de estar acima da meta (o limite seria de 4,75%), segue com desempenho acompanhando as previsões.

Vale lembrar que atingir a meta de inflação é um dos principais itens que leva a taxa Selic a cair mais rapidamente. A manutenção na velocidade do corte de hoje ocorreu mesmo após fala do presidente da república na sexta-feira (27/10), afirmando que o Brasil “dificilmente” irá zerar a meta de déficit zero nas contas públicas em 2024.

Apesar de ser apenas um comentário, o impacto no mercado é imediato. Não zerar o déficit significa que o governo gastaria mais do que o previsto e o gasto público impacta no PIB (Produto Interno Bruto) o principal indicador de crescimento econômico. Ao atingir o PIB, tem potencial de fazer a inflação subir, o que poderia fazer a Selic cair mais lentamente. Mesmo assim, o COPOM entendeu que o ritmo de corte da Selic poderia ser mantido.

Projeções nos investimentos

Em meio a um cenário global bastante incerto, o que temos de certeza é que vivemos um ciclo de baixa, que deve se estender até o final de 2024. Veja como fica uma projeção de rentabilidade de alguns investimentos de renda fixa para um valor de R$ 10.000,00, com uma Selic de 12,25% a.a.

A renda fixa segue atrativa, girando próximo de 1,00% ao mês de rentabilidade – a depender do produto e carência. Fundos multimercados se apresentam como boa alternativa para capturar o ciclo de baixa da Selic.

Vale ressaltar que, para investidores de perfil moderado e arrojado, a reabertura do Fundo Ibiúna Long Short, mesmo quer por tempo limitado, abre mais uma boa possibilidade de diversificação de carteira. ATENÇÃO: isso não é uma recomendação de investimentos. Consulte informações do produto disponível no site ou converse com seu gerente.

Na renda fixa, nos multimercados ou na renda variável, conte com a Sicredi Serrana para montar sua carteira de investimentos.

Texto: Daniel Kurmann – Assessor de Investimentos da Sicredi Serrana