Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Selic: Copom finaliza 2023 conforme projeções do mercado

13 de Dezembro de 2023

Selic: Copom finaliza 2023 conforme projeções do mercado

Aprox. 2 min de leitura

Na esteira de um ambiente externo com menos incertezas em relação à última reunião que ocorreu em 01 de novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu em 0,50 p.p. a taxa de juros, chegando em 11,75% a.a. sem surpresas em relação às projeções do mercado.

São muitos os motivos que contribuíram para a redução da taxa de juros. A partir de uma perspectiva mundial, os conflitos envolvendo Rússia e Ucrânia; Israel e Hamas, perderam intensidade nos últimos dias, com redução do risco do envolvimento de outros países nas respectivas guerras. A redução de risco de crise norte-americana, a sinalização do banco central dos EUA finalizando o ciclo de alta e os sinais de arrefecimento da inflação por lá, também contribuíram. 

Além disso, o processo de desinflação cada vez mais sólido no Brasil trazem boas expectativas em relação à manutenção dos cortes nas taxas de juros para o próximo ano. Projetando 2024, sob o ponto de vista de investimentos, podemos identificar oportunidades em aplicações prefixadas, aquele em que a taxa é fixa até o vencimento da aplicação. É possível, ainda, aproveitar aplicações atreladas ao CDI (Selic) onde se projeta rentabilidade ainda próxima aos 10% a.a.

Cenários de baixa de taxa de juros costumam trazer outras oportunidades em investimentos como: investir em ações; fundos de ações; fundos atrelados à inflação; fundos multimercado; BDR (Recibos de ações de outros países negociadas no Brasil); ETF (fundos negociados em ambiente de bolsa) e fundos imobiliários (FII) ou Fiagros (Fundos Imobiliários do Agronegócio), onde o investimento entrega receita mensal (isenta de IR para pessoas físicas).

Aplicações como o Sicredi CDI100, que remunera 100% do CDI com liquidez, fundos como o Sicredi Crédito Privado, Sulamerica Multiclasses, Sicredi Ações ESG, além do home broker que permite o acesso a produtos de renda variável, são algumas das opções que você encontra na Sicredi Serrana. E tudo isso com um atendimento personalizado, digital ou presencial, na agência ou no aplicativo, da forma que você preferir.

E mais! A redução na taxa Selic também favorece o crédito. A linha de crédito com garantia de aplicação oferece um recurso rápido, sem burocracia e com taxas justas e atrativas.*
Seja para entender o cenário econômico de uma forma simples ou para investir seu dinheiro sem medo, conte com a estrutura do Sicredi. Juntos, fazemos o mundo prosperar!

*Consulte condições em uma de nossas agências ou pelo WhatsApp (51) 3358-4770

Texto: Daniel Kurmann – Assessor de Investimentos da Sicredi Serrana