Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Taxa Selic: Copom mantém 13,75% a.a.

21 de Junho de 2023

Taxa Selic: Copom mantém 13,75% a.a.

Aprox. 3 min de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) encerrou hoje a reunião onde decidiu manter a taxa básica de juros – a Selic – em 13,75%.

A decisão vem em linha com o que o mercado financeiro esperava e mantém o tom adotado pelo comitê na reunião anterior, onde frisava que a manutenção de Selic visa o atingimento da meta de inflação para 2024, uma vez que em 2023 a meta tende a não ser atingida, ou seja, todos os esforços desta e das demais reuniões do ano visam a meta de inflação de 2024.

Apesar dos números positivos de inflação de março, abril e maio que resultaram em uma inflação acumulada de 3,9% nos últimos 12 meses (neste momento, dentro da meta) e ainda um PIB acima do esperado para o primeiro trimestre – novamente, puxado pelo agronegócio – o comitê mantém seu posicionamento técnico no sentido de considerar que quando os dados de julho, agosto e setembro de 2022 saírem da média dos últimos 12 meses, a inflação retorna a um nível acima da meta, o que justifica a manutenção do aperto monetário.

O mercado já considera uma redução em breve – se os números de inflação e PIB seguirem surpreendendo – talvez até na próxima reunião em agosto.

Independente, de a redução da Selic começar em agosto ou depois, o certo é que vemos ainda uma janela de 12 meses à frente com rentabilidades atrativas na renda fixa, na casa de 1% ao mês.

Ainda, o movimento de redução de Selic e inflação pode beneficiar as aplicações atreladas ao IPCA e IMA-B como fundos e também os títulos públicos federais conhecidos como NTN-B.

Outra oportunidade que se apresenta, para perfis moderados e arrojados, é uma exposição à bolsa – Ibovespa, visto que há boas “ofertas” no mercado e a bolsa permanece “barata”. Vale lembrar que o movimento de redução da taxa de juros tem potencial de impactar também positivamente a bolsa. Aqui é a lógica risco retorno, um rendimento menor na renda fixa pode levar investidores a buscar outras alternativas, como a renda variável, o que também contribui para melhores performances (a famosa marcação à mercado).

O importante é que o investidor precisa estar atento aos movimentos de mercado, econômicos e políticos para que possa captar as melhores oportunidades de rentabilizar com segurança seus investimentos. 

Para isso, o time da Sicredi Serrana está sempre disponível para apoiar, informar e orientar o associado na melhor escolha.

Fale com a gente, na Agência, no aplicativo, no WhatsApp, da maneira que preferir. Temos o atendimento e os produtos necessários para seus objetivos.

LEIA TAMBÉM