Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Educação financeira: seu dinheiro rendendo mais em 2024

14 de Novembro de 2023

Educação financeira: seu dinheiro rendendo mais em 2024

Aprox. 3 min de leitura

Construa seu planejamento e crie oportunidades seguindo as dicas da Sicredi Serrana

Um dos caminhos para uma vida financeira sustentável é a mudança de comportamento. Se a sua renda mensal acaba pouco depois do seu salário cair na conta, é sinal de que a reorganização nas finanças precisa ser uma prioridade. Para quem se identificou, reflita um pouco sobre suas ações e pense sobre os passos necessários para alcançar uma vida financeira sustentável. Com as dicas do Sicredi, o seu dinheiro não acaba antes do mês!

Dica 1: para começar a sua organização, entenda quanto você recebe mensalmente e quanto gasta. Avalie quanto pode guardar por mês e faça disso um hábito. E lembre-se: evite compras por impulso. 

Dica 2: se o seu dinheiro não está rendendo e acabando bem antes do planejado, pense em viver um degrau abaixo da sua capacidade financeira. O que isso quer dizer? Nunca viva no limite e sim gastando menos do que recebe. Gastando menos do que ganha, você retoma a sua capacidade financeira e deixa de viver no limite. 

Dica 3: para complementar o seu orçamento, pense em uma renda extra. Com isso, você ganha um pouco de folga no mês, sendo uma estratégia para complementar o salário. Escolha uma atividade que você já faça, que tenha afinidade e que não precise de grandes investimentos. 

Dica 4: com um planejamento mais estruturado, prepare a sua reserva de emergência. Ela vai ser essencial para sua saúde financeira e com benefícios para a saúde mental. Se surgir algum imprevisto, você terá mais tranquilidade para resolver. E quanto ter de reserva? O indicado é ter de três a doze meses de gastos da família investidos.  

Dica 5: quando você estiver com tudo organizado, é o momento de sustentar e crescer. Manter boas práticas na vida financeira é desafiador, mas com muitos benefícios a longo prazo. Investir o dinheiro garante que ele continue crescendo, com a segurança que precisa para realizar sonhos!  

Quer saber mais como organizar as finanças para ficar mais perto da independência financeira? Aproveite para conferir o conteúdo do Sicredi Explica no canal da Sicredi Serrana no YouTube. Acesse clicando aqui. Contem com a gente através de nossos canais digitais, WhatsApp (51) 3358.4770 ou na agência mais próxima. Para tudo que tem valor, Sicredi. Sua certeza sempre!