Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Cooperação, inspiração e inclusão marcam Fórum de Transformação Social da Sicredi Serrana

06 de Julho de 2023

Cooperação, inspiração e inclusão marcam Fórum de Transformação Social da Sicredi Serrana

Aprox. 5 min de leitura

Evento inédito reuniu 860 profissionais da educação, em Garibaldi. Programação, que fez parte das comemorações do Dia C, contou com a presença de nomes como Jackson Follmann e os Caçadores de Bons Exemplos. 

A educação como ferramenta de transformação social, capaz de mudar e potencializar cidadãos e a sociedade. A partir desta atmosfera, 860 profissionais, envolvidos nos programas sociais da Sicredi Serrana, estiveram reunidos durante o Fórum de Transformação Social. Realizado em 01 de julho, na AMG, em Garibaldi, o evento reforça o compromisso da Cooperativa com o desenvolvimento de nossas comunidades, evidenciando o propósito de construirmos, juntos, uma sociedade mais próspera.

Pela primeira vez, a Sicredi Serrana reuniu professores, monitores e gestores que integram e participam ativamente nos programas de educação da Cooperativa, como Programa A União Faz a Vida (PUFV), Cooperação na Ponta do Lápis, Cooperativas Escolares e Profissionalização da Gestão Educacional. Durante o encontro, os 23 municípios da área de abrangência da Sicredi Serrana no Rio Grande do Sul estiveram representados – um marco para a educação regional. 

A partir do tema Cooperação, inspiração, inclusão e transformação, o Fórum teve como objetivo principal unificar e promover um momento de integração e conhecimento entre os profissionais. “Quando geramos bons negócios com nossos associados e investimos na própria comunidade, fazemos a diferença. A educação é nossa grande bandeira, pois desejamos uma sociedade ainda melhor para nossos filhos e netos. É isso que vocês, professores, fazem todos os dias com amor, carinho e competência”, destacou Fabrício Cambruzzi, diretor executivo da Sicredi Serrana, durante abertura do evento.

Três painéis integraram a programação, iniciando com a palestra de Jackson Follmann, ex-futebolista que atuava como goleiro pelo clube Chapecoense. Follmann, um dos seis sobreviventes da queda do voo LaMia 2933, em novembro de 2016, falou sobre motivação e superação. “As coisas simples da vida fazem toda a diferença. Cada um tem sua cicatriz. Cabe a nós escrevermos o melhor capítulo de nossa história, sempre com a mente aberta e dispostos a mudanças. É preciso descontruir para reconstruir”, comentou Follmann. Enquanto contava sua trajetória, Follmann emocionou com seu exemplo de resiliência e através da arte da música, tocando e cantando sucessos como Tente Outra Vez, de Raul Seixas, e Tocando em Frente, de Almir Sater.

Na sequência, a professora e mestre em educação Ana Rosimeri de Araújo Cunha abordou sobre os temas de inclusão e diversidade. Por fim, os Caçadores de Bons Exemplos, com Iara e Eduardo Xavier, preencheram a programação em um bate-papo descontraído e cheio de histórias. Durante a manhã, contaram um pouco sobre suas experiências com outros projetos sociais do Brasil, inspirando e confirmando que é possível construirmos uma sociedade mais humana e socialmente responsável. 

O primeiro Fórum da Transformação Social também é uma iniciativa da Sicredi Serrana em comemoração ao Dia de Cooperar, quando as cooperativas de todo país reúnem a comunidade, parceiros, colaboradores e cooperados para um momento de celebração. A ação do Dia C arrecadou 588 litros de leite longa vida, 30 pacotes de leite em pó e materiais de higiene pessoal. Os produtos foram doados para a Casa de Repouso Arco-íris, de Garibaldi. 

A Sicredi Serrana agradece a presença de todos que contribuíram e participaram do Fórum de Transformação Social. Quem escolhe a Sicredi Serrana como a sua instituição financeira nos possibilita organizar e oferecer momentos de aprendizado que ficam na memória. A sua opção pelo Sicredi rende um mundo melhor, inclusive para a educação.

Conheça os programas que fizeram parte do Fórum
Programa A União Faz a Vida (PUFV)

Programa desenvolvido nos ambientes educacionais, com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para a educação integral de estudantes, por meio de práticas de educação integral de estudantes, por meio de práticas de educação cooperativa e metodologia de projetos. 

Cooperação na Ponta do Lápis

Cooperar para uma vida financeira mais sustentável está na essência da Sicredi Serrana. A educação financeira é o agente transformador da cooperativa. Por isso, concentramos esforços em ampliar o tema em todas as regiões em que estamos presentes. O objetivo é preparar principalmente crianças e jovens, para que dinheiro não seja um tabu e estejam todos prontos para um futuro desafiador, tanto no aspecto profissional, socioeconômico e ambiental.   

Cooperativas Escolares

Cooperativismo para ir além. O programa tem como objetivo ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, através da vivência de experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Com o auxílio do professor orientador, os alunos criam as suas próprias cooperativas com fins educativos. 

Profissionalização da Gestão Educacional

O Programa tem o objetivo de profissionalizar a gestão educacional e a gestão escolar, contribuindo para uma reflexão crítica e sistemática das práticas pedagógicas e administrativas, na construção de um projeto educacional pautado na cooperação e na (re)invenção das instituições.