Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Cooperativas Escolares: encante-se com os objetos de aprendizagem

27 de Julho de 2023

Cooperativas Escolares: encante-se com os objetos de aprendizagem

Aprox. 3 min de leitura

Nas cooperativas escolares, crianças e jovens vivenciam o cooperativismo na prática. Saiba o que são os objetos de aprendizagem e quais são produzidos pelas nossas cooperativas.

Você já sabe que no programa Cooperativas Escolares, crianças e adolescentes criam as suas cooperativas com fins educativos. Mas você sabia que estas cooperativas possuem uma produção, mais conhecidas como objeto de aprendizagem? 

Nas Cooperativas Escolares, crianças e jovens vivenciam o cooperativismo na prática. O programa acontece em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Desta forma, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores e investigadores, a fim de compartilharem conhecimentos com todos.

Cada cooperativa precisa definir um objeto de aprendizagem, ou seja, qual será o produto que será produzido e comercializado pela cooperativa escolar. O objetivo não está na venda ou lucro, mas na ampliação dos conhecimentos que permeiam a cooperação, trabalho em grupo e planejamento. Além disso, a metodologia torna o processo de aprendizagem ainda mais dinâmico, envolvendo os estudantes. Quando os jovens conseguem contextualizar conhecimentos e comparar com situações do dia a dia, a teoria dá lugar à prática.  

A Sicredi Serrana conta com nove cooperativas escolares. Conheça os objetos de aprendizagem de algumas delas. 

Aromatizador de ambientes e sachê perfumado


 
CooperCEC - Centro Educacional Crescer 
Carlos Barbosa

Sabão em barra e líquido


 
Cooperativa Escolar União – E.M.E.F. Salvador Bordini 
Carlos Barbosa

Sabão em barra 


 
Cooperativa Escolar Entre Amigos – E.M.E.F. Duque de Caxias 
Boa Vista do Sul

Sal temperado 


 
Cooper12 – E.M.E.F. 12 de Maio
Bom Princípio

Pulseiras de fio e de miçangas, alfajores e cheirinho


 
JoséCooper – E.M.E.F. São José
Bom Princípio

Tiaras alemãs
 
Cooperativa Escolar Sankt Wendel – E.M.E.F. Vinte e Nove de Abril
São Vendelino

Marcadores de página
 
Cooperativa Escolar Madre Felicidade (CEMAF) – E.M.E.F. Madre Felicidade
Garibaldi

As Cooperativas Escolares 

O Programa Cooperativas Escolares busca ampliar o aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo, impactando diretamente mais de 300 estudantes. Na área de atuação da Sicredi Serrana, o programa acontece no contraturno escolar, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e oportuniza o desenvolvimento de dimensões como: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social. Atualmente, fomentamos o desenvolvimento de nove Cooperativas Escolares, distribuídas nos municípios de Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, São Vendelino, Barão e Garibaldi – previsão é de abertura de mais duas ainda em 2023, em Carlos Barbosa e São Sebastião do Caí.